96 anos do PCB: ato cultural e político em MG
O Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922 promoverá um Ato Político e Cultural no próximo domingo, 25 de março , em comemoração dos seus 96 anos de luta pelo socialismo.
O Ato Político comemorativo contará com as presenças:
Edmilson Costa, Secretário Geral do PCB, Juliano Medeiros, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Maria da Consolação, presidenta estadual do PSOL, Arutana Cobério Terena, ex-vereador do PCB em Belo Horizonte e José Francisco Neres “Pinheiro” líder sindical e ex-preso político.
Na ocasião o PCB apresentará suas pré-candidaturas ao Senado Federal, à câmara dos deputados e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os comunistas do PCB estão construindo junto com o PSOL, o Movimento dos/as Trabalhadores/as Sem Teto (MTST), a Unidade Popular, as Brigadas Populares e diversos movimentos sociais, populares e culturais a Frente de Esquerda Minas Socialista. A nível nacional o PCB declarou apoio às pré-candidaturas de Guilherme Boulos e Sônia Guajajaras, respectivamente presidente e vice-presidenta, do PSOL.
Senado Federal: O pré-candidato é o professor Túlio Lopes, atual secretário político (presidente) do PCB em Minas Gerais, foi Secretário Geral da União da Juventude Comunista (UJC) e é o atua Secretário Nacional de Juventude do PCB. O camarada Túlio Lopes tem 35 anos, mora em Belo Horizonte, é graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP), especialista em História e Cultura Política, Mestre e doutorando em Educação e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas eleições de 2014, o professor Túlio Lopes foi candidato ao Governo do Estado de Minas Gerais.
Deputada Federal: A pré-candidata é Renata Regina, integrante da Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, filiado a Federação Internacional Democrática das Mulheres (FDIM). Renata Regina tem 31 anos, mora em Belo Horizonte, é militante feminista ,mãe adepta de uma maternagem ativa,trabalhadora, Doula, e estudante de enfermagem na UFMG. Foi diretora de mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e vice-presidenta da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).
Deputado Estadual: O pré-candidato é Daniel Cristiano, membro da corrente sindical Unidade Classista, filiada a Federação Sindical Mundial (FSM) e atual secretário sindical do PCB em Minas Gerais. O camarada Daniel Cristiano é morador de Ipatinga na Região Metropolitana do Vale do Aço Mineiro, é graduado em Administração pela Faculdade Pitágoras, pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e árbitro da Federação Mineira de Voleibol. O camarada Daniel Cristiano, presidiu o conselho Tutelar Regional e foi candidato a deputado estadual em 2014, e a prefeito de Ipatinga em 2012 e 2016, obtendo expressivas votações. O PCB apresentará também outras pré-candidaturas a deputados/as federais e estaduais.
O Ato político e cultural comemorativo dos 96 anos do PCB e o lançamento das pré-candidaturas ocorrerá na Casa do Jornalista, às 14 horas situada na Avenida Álvares Cabral, número 400 no Centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.