Conferência Política Nacional do PCB terá debates em Cuba
Os militantes do PCB e da UJC que hoje organizam o coletivo Paulo Petry, estudantes da Escola Latino Americana de Medicina e da Universidade de Ciências Médicas, em Cuba, participarão da Conferência Política Nacional convocada pelo Comitê Central do Partido. As Teses serão publicadas em agosto e a etapa final será 13 e 14 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro.
Esse foi um dos pontos levantados pelo secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro, durante a visita que o estudante de medicina , Otávio Marhofer Dutra, fez à sede nacional do partido na última semana.
“Os camaradas, até mesmo pela distância e pelos estudos, terão dificuldade para exercer o direito de enviar representação à conferência, salvo se criarem-se condições. Mas deverão se manifestar acerca do temário de discussão na Tribuna de Debates”, afirmou Ivan.
Por sua vez, Otávio também crê que os camaradas hoje em Cuba poderão contribuir para os debates mesmo distantes da realidade brasileira. “A convivência com o desenrolar da revolução cubana e também com militantes de muitas organizações espalhadas pelo mundo pode se traduzir em experiências a serem observadas pelo PCB na implementação de sua tática política no Brasil. Esperamos contribuir nesse sentido“, afirmou o estudante, um dos dezesseis militantes do PCB que estudam na querida ilha revolucionária.
Co-autor do artigo “Quando meias palavras transformam uma meia verdade em mentira”, no qual avalia as causas e possíveis consequências das medidas aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, Otávio se reuniu com o Secretariado Nacional do Partido para uma troca de informações sobre os rumos do PCB e a conjuntura nacional e internacional, sobretudo latino-americana.
(Editoria do Imprensa Popular)