França: brutal repressão aos protestos contra alta de preços do combustível

imagemResumen Latinoamericano

*Os ‘jalecos amarelos’ tomam os Campos Elíseos

*Repressão policial e gases lacrimogêneos numa jornada muito tensa na capital francesa

Neste sábado, dia 24/11, os ativistas conhecidos como ‘Jalecos amarelos’ promoveram manifestações em diferentes pontos da França contra o aumento dos preços do combustível.

Em Paris, foram registrados enfrentamentos entre as forças da ordem e os manifestantes do movimento, que protestam contra o aumento dos preços do combustível no país.

Segundo o canal BFM TV, “milhares” de manifestantes se reuniram nos Campos Elíseos. Alguns deles romperam as grades e entraram na zona fechada para manifestações na área da Praça da Concórdia. Em resposta às ações dos manifestantes, os policiais utilizaram não apenas gases lacrimogêneos, mas também canhões de água.

Os participantes da marcha cantaram a Marselhesa e exigiram a renúncia do presidente do país, Emmanuel Macron.

Cerca de 3.000 policiais e gendarmes foram mobilizados para garantir a segurança durante a jornada de protestos.

As autoridades da capital francesa decidiram introduzir mudanças no funcionamento do transporte público deste sábado devido aos protestos.

Em particular, sete estações de metrô no centro de Paris permaneceram fechadas, conforme informou a página web da Administração de Transporte de Paris. Além disso, parte das rotas de transporte terrestre foram modificadas.

A campanha de protestos em grande escala contra o aumento dos preços do combustível começou na França em 17 de novembro. Segundo o Ministério de Assuntos Interiores francês, no sábado retrasado mais de 287.000 pessoas participaram de mobilizações em todo o país.

A partir de 1º de janeiro, os preços da gasolina na França deverão aumentar em 2,9 centavos de euro, enquanto que os de diesel se incrementarão em 6,5 centavos de euro por litro.

http://www.resumenlatinoamericano.org/2018/11/24/reprimen-duramente-en-paris-las-protestas-contra-el-alza-de-precios-del-combustible-fotos/

Categoria
Tag