Reconstrução em Cuba após tornado: apoio da juventude e da Venezuela

imagemResumen Latinoamericano

Fotoreportaje de Maykel Espinosa

“Somos uma juventude inquieta, que aposta na entrega. Somos uma geração que grita: adiante! e não se rende. Somos antes de tudo jovees cubanos!”. O repórter gráfico da Juventude Rebelde Maykel se expressa desta maneira ao retratar as imagens da recuperação da zona de Havana que foi severamente afetada pelo tornado.

A juventude comunista, as mulheres, os trabalhadores e as trabalhadoras, anciãs e anciãos, todo um povo contribui com sua força, seu apoio e se coloca de corpo e alma na reconstrução. Assim é a Revolução Cubana, profundamente solidária.

Podem ser enviadas ajudas do exterior O ministro do Comércio Exterior e do Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz, informou que as doações do exterior, sejam de governos, empresas, organizações não governamentais ou indivíduos podem ser feitas através de nossas embaixadas em cada país. O Governo cubano se encarrega de organizar o recebimento, o ingresso sem cobrança de tarifas e a distribuição. Se é dinheiro que se deseja doar, o Banco Financeiro Internacional tem uma conta habilitada com o número 0300000005093523.

No território nacional as doações de recursos se canalizam através do Conselho da Administração Provincial de Havana e para as doações monetárias foi aberta uma conta no Banco Metropolitano com o número 0598770003953216.

Os interessados também podem escrever para o seguinte endereço eletrônico: donacionxlahabana@mincex.gob.cu

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/02/01/cuba-la-reconstruccion-despues-del-tornado-tiene-la-entrega-de-la-juventud-fotos-de-maykel-espinosa/


Venezuela enviou 100 toneladas em materiais de construção para Cuba atacada pelo tornado

Resumen Latinoamericano

Um novo ato de solidariedade e irmandade foi protagonizado pelo Governo Bolivariano da Venezuela para com a República de Cuba, país que sofreu as devastações de um intenso tornado que tomou de surpresa a capital cubana, deixando quatro mortos, quase 200 feridos e mais de 1900 habitações destruídas.

O ministro do Poder Popular para Relações Interiores, Justiça e Paz, Néstor Reverol, em companhia do vice-presidente Setorial para o Desenvolvimento do Socialismo Social e Territorial, Aristóbulo Istúriz, e o Embaixador de Cuba na Venezuela, Rogelio Polanco, comandaram o envio, na última sexta-feira, de 100 toneladas de material de construção e maquinaria.

“No passado 27 de janeiro nosso querido povo de Cuba sofreu um desastre natural. Um tornado castigou a cidade de Havana, destruindo milhares de casas; enviamos nosso pesar às autoridades cubanas. Nos marcos da solidariedade, irmandade e amor, enviamos uma expedição de material de construção e maquinaria”, disse Reverol.

Entre os equipamentos e insumos enviados da Venezuela encontram-se: dois caminhões Pickma, cinco minishowers, mil lâminas de telhados, 400 sacos de argamassa, 10 emplastros, 300 rolos de cabo, 400 estruturas e perfis de alumínio, dentre outros materiais.

“Estamos enviando ajuda a nosso povo irmão de Cuba, como gesto de solidariedade que nos caracteriza como venezuelanos. Nos marcos do que caracteriza a Revolução Bolivariana que são a solidariedade, a irmandade e o amor que sempre temos com todos os povos do mundo, enviamos esta ajuda”, ressaltou o funcionário venezuelano.

O Embaixador Rogelio Polanco, em nome do Governo e do povo de Cuba, agradeceu o gesto de irmandade e solidariedade da Venezuela.

“Isto tem um alto valor simbólico. Os materiais enviados servirão para remediar os efeitos do tornado acontecido em 27 de janeiro em Havana, que provocou substanciais danos humanos e materiais”.

MIPPCI/La Radio del Sur

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/02/01/venezuela-envio-100-toneladas-en-equipos-de-construccion-a-cuba-afectada-por-tornado/

Categoria
Tag