Moncada: a vitória revolucionária das ideias

imagemJuan Diego Nusa Peñalver

A história nunca pode ser esquecida. Numa altura em que o imperialismo norte-americano e seus aliados regionais tentam sufocar a utopia que «um mundo melhor é possível», a Revolução Cubana e seu povo heroico resistem a todo o custo, convencidos da justeza de seus ideais; e festejam com orgulho o 66º aniversário do ataque ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo.

Esse ato glorioso mudou para sempre o curso de uma nação inteira, sua grandeza transcendeu as fronteiras nacionais e abriu um novo estágio na história da Nossa América.

A justeza de suas ideias revolucionárias levou a Geração do Centenário de Marti, liderada pelo Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz, a expor suas vidas sem medo e a plantar a semente dessa mudança histórica retumbante que, apesar do fracasso da ação militar, começou a se tornar realidade alguns anos depois.

A ousada façanha contra a ditadura sangrenta e pró-norte-americana do general Fulgencio Batista permitiu sensibilizar as massas sobre a necessidade da luta armada para transformar a realidade nacional catastrófica de então. Os cubanos impulsionaram o caminho para a libertação plena da Pátria, epopeia que, necessariamente, pela sua projeção e significado, tornou-se um exemplo para a América Latina e o Caribe, que lutam por conseguir, como expressou nosso herói Nacional José Martí, a sua segunda e definitiva independência. A ação das armas sustentava um programa de orientação progressista, no qual as aspirações mais importantes de transformação socioeconômica e política possíveis se concretizavam na situação nacional daquele tempo e que magistralmente Fidel resumiu em sua histórica alegação de autodefesa durante o julgamento espúrio, iniciado em 16 de outubro de 1953, ao qual foi submetido após o ataque à fortaleza do Moncada. «Condenem-me, não importa, a história me absolverá».

A ação e o programa responderam à anterior análise marxista-leninista das condições objetivas e subjetivas vigentes. Estas condições amadureceram dramaticamente desde o golpe de Estado pró-imperialista, acontecido em 10 de março de 1952, a fim de evitar que um partido majoritário, de orientação reformista, chegasse ao poder através de um processo eleitoral, convocado no âmbito da chamada «democracia representativa», que o próprio regime burguês, dependente dos Estados Unidos, não respeitou.

A derrota tática sofrida em 26 de julho de 1953, quando os objetivos militares previstos na ação não foram alcançados, não modificou os resultados históricos desse evento, que foram definitivamente inseridos nos anais do processo revolucionário cubano.

Em frente às muralhas do Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, uma cidade com longa tradição nas lutas anteriores pela independência da Ilha, e a ação que foi travada simultaneamente contra o quartel da cidade de Bayamo, foi aberto um estágio de luta armada, que não pararia até a derrubada total da tirania de Batista no alvorecer de 1959.

A profunda convicção e fé nas ideias que animaram o evento glorioso foram impostas e o Moncada se tornou antecedente e valiosa experiência de dois eventos subsequentes decisivos: a expedição do iate Granma, vindo da terra irmã do México, e a luta guerrilheira nas montanhas, que seria a forma fundamental de ação revolucionária, e que teria o forte apoio do movimento clandestino que abrangia todo o país.

Fidel expressou que a luta do povo cubano pela libertação não começou naquele dia: «a marcha heroica empreendida em 1868 por Céspedes foi recomeçada, e depois continuada por aquele homem excepcional cujo centenário foi comemorado nesse mesmo ano, o autor intelectual do Moncada: José Martí».

Depois de 66 anos da ação do Moncada, considerada por muitos fora e dentro de Cuba como um «ataque aos céus» impossível, a comemoração patriótica convida os cubanos a reflexões mais profundas sobre o ontem, o hoje e, acima de tudo, o futuro da luta revolucionária no caminho para a construção de um país com um socialismo próspero e sustentável, no qual a maior parcela possível de justiça social seja alcançada.

Ilustração: O antigo Quartel Moncada, na época a segunda fortaleza militar da Ilha, atualmente convertida na Escola Municipal 26 de Julho. Ali onde a ditadura de Batista tentou se perpetuar e cometeu horrendos crimes, hoje se formam novas gerações de cubanos. Photo: Marcelino Vázquez (AIN)

http://pt.granma.cu/cuba/2019-07-24/moncada-vitoria-das-ideias