Pesquisas indicam que o KKE (Partido Comunista da Grécia) duplicaria seus resultados nas eleições ao Parlamento grego
Recentemente foram feitas inúmeras sondagens públicas de intenção de voto para as próximas eleições do país helênico, que serão realizadas durante o mês de abril de 2012. Já detalhamos anteriormente a pesquisa territorial realizada por ALCO, que marcava uma importante ascensão do Partido Comunista da Grécia (KKE) como segunda força em Atenas e uma mais que surpreendente entrada [no Parlamento] por parte dos reformistas da ‘Esquerda Democrática’ em seus primeiros comícios.
O Pravda Estado espanhol analisou profundamente essas sondagens, comparando os dados que diferentes meios e agências publicaram, junto com os resultados das eleições passadas de 2009 ao Parlamento. Apesar de que os resultados gerais são previsíveis –desabamento do PASOK, partilha de seus votos com outras forças do sistema, etc.- alguns dados são realmente surpreendentes, como mais adiante indicaremos.
A formação conservadora Nova Democracia (ND) se posiciona na cabeça das pesquisas de forma indiscutível, com uma variação entre 27% e 30%, mas seu apoio eleitoral reduziu em pelo menos 3 pontos percentuais (33.48% em 2009). A sangria de votos para o PASOK é outro elemento marcante em todas as pesquisas, mas se diferenciam na quantia. Ainda que grande parte posicionem o partido social-democrata como segunda força com uma porcentagem entre 13,5% e 18%, em outras sondagens desabou até a quinta força helênica, atrás da Nova Democracia, o KKE e os reformistas de SYRIZA e da Esquerda Democrática.
No total, a perda de apoio eleitoral do bipartidarismo grego está entre as cifras de 12% e 20% em média. E é nestas cifras onde está a chave para entender o baile de posições, é dizer onde acabam todos esse votos que perde o bipartidarismo PASOK-ND segundo cada pesquisa. Vejamos.
O Partido Comunista da Grécia (KKE) duplicaria seu apoio eleitoral até 11 e 13%, ou, o que é o mesmo, aumentaria com relação a 2009 (obteve 7,54%) entre 4,5% e 6,5%. Majoritariamente se posiciona como terceira força nas sondagens, ainda que temos observado algumas em que passa à segunda colocação pela enorme perda do PASOK, enquanto que em outras passa à quarta posição por trás da ‘Esquerda Democrática’.
Os reformistas são claramente os partidos que mais se beneficiam da perda do bipartidarismo helênico. Os ultra-conservadores de LAOS, em troca, se manteriam com uma ligeira subida entre 1,5% e 2,5%. A coalizão SYRIZA, que em 2009 era a quinta força eleitoral (4,60%) atrás dos ultra-conservadores, passaria a 11-12,5%. A formação social-democrata ‘Esquerda Democrática’, que nasceu há tão somente dois anos de uma cisão de Synaspismos, obtém entre 8,5% e 13% em seus primeiros comícios! Ainda que em certas pesquisas os posicionem com menor porcentagem, nos surpreendeu que na maioria obtivesse 11%.
E se nos surpreenderam os resultados da Esquerda Democrática, assim como o desabamento do PASOK até cifras ridículas, veremos a possível entrada de 2 a 5 pequenos partidos no Parlamento grego! Esses são: a formação Verdes Ecologistas, que já em 2009 alcançou 2,53% sem chegar a entrar [no parlamento], esta vez aumenta seu apoio até 3%. ‘Aliança Democrática’, um partido de centro-direita proveniente de um racha da Nova Democracia (ND), em 2010. A ‘Carroça Pan-helênica’, formação social-democrata que nasceu entorno de dois antigos líderes do PASOK. ‘Amanhecer Dourado’, partido neo-nazista vinculado diretamente com atentados, assassinatos e espancamentos. E a que menores probabilidades tem de entrar ao Parlamento, é a ‘Frente da Esquerda Anticapitalista Grega’ (ANTARSYA), coalizão de trotskistas, ecossocialistas, maoístas…
Por último, cabe ressaltar que há uma grande indecisão entre os consultados em todas as sondagens e que em grande medida serão as que determinarão qual será a principal força de oposição a partir de 2012, assim como a entrada, ou não, dos pequenos partidos anteriormente detalhados, em detrimento do bipartidarismo PASOK-ND. Fatos, especialmente o primeiro, que serão de enorme importância para o futuro da Grécia.
Fonte: http://elpravda.blogspot.com
Publicado originalmente em: http://www.pcv-venezuela.org/index.php?option=com_content&view=article&id=837:encuestas-indican-que-el-kke-duplicaria-resultados-en-las-elecciones-al-parlamento-griego&catid=11:internacional&Itemid=4
Traduzido para o Partido Comunista Brasileiro (PCB) por Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves