PCB repudia invasão à embaixada da Venezuela
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) repudia a invasão da embaixada da Venezuela por bandos fascistas brasileiros articulados com setores da extrema-direita internacional e manifesta sua mais irrestrita solidariedade ao corpo diplomático e ao povo venezuelano. A ocupação da embaixada é um fato extremamente grave que deve ser repudiado com veemência por todos os segmentos democráticos, progressistas e de esquerda da sociedade brasileira.
O Brasil, assim como todos os países do sistema da ONU, tem o dever de garantir a integridade física das representações diplomáticas de outros países em seu território. A presença de um representante do Itamarati dentro da embaixada, tentando constranger os diplomatas venezuelanos, bem como o apoio que o filho do presidente deu a esse ato de vandalismo são fatos ainda mais graves porque envolvem o governo num ato ilegal que afronta todas as convenções internacionais. Não cabe ao Brasil, como a nenhum país do sistema da ONU, a ingerência em assuntos internos de outra nação.
Ao repudiarmos esse ato, reafirmamos nosso apoio ao povo e ao governo venezuelano na sua luta contra o imperialismo e pela garantia da soberania de seu país.
13 de novembro de 2019.
Comissão Política Nacional do PCB