Todo repúdio à nova agressão dos EUA a Cuba

imagemPartido Comunista Brasileiro (PCB)

Donald Trump, mesmo derrotado e nos seus últimos dias como presidente dos EUA, atentou, mais uma vez, contra Cuba, ao adicionar o país, no dia 11 de janeiro último, à lista dos países acusados de patrocinar o terrorismo no mundo, da qual constam, também, Coréia do Norte, Irã e Síria. Cuba havia sido colocada nessa lista em 1980 e dela retirada em 2015, ano em que foram restabelecidas, no governo Obama, relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.

Essa medida se soma ao recrudescimento das sanções econômicas contra Cuba operado por Trump e se constitui em mais uma brutal agressão do imperialismo estadunidense à Ilha Socialista, pois cria uma série de dificuldades a mais para Cuba, que, tendo o seu nome nessa lista, perde o acesso a financiamentos promovidos por organismos internacionais e cria obstáculos para governos e empresas que desejam promover comércio e realizar investimentos no país, entre outras razões, pela possível recusa de empresas seguradoras em garantir as operações.

No quadro da pandemia, essa ação de Trump pode implicar também em mais restrições para a importação, por Cuba, dos insumos necessários à produção de imunizantes e medicamentos para o combate ao Coronavírus, agravando a crise sanitária.

Foi mais uma ação terrorista do Estado americano contra o socialismo cubano, que se soma, entre outros exemplos históricos, à invasão de Playa Girón, à presença militar em Guantánamo e ao bloqueio econômico imposto, há décadas, ao povo cubano, além das muitas ações estadunidenses de agressões militares e de promoção de golpes de Estado em diversos países para o favorecimento de seus interesses.

Ao condenar mais esse ataque à soberania e ao direito de autodeterminação de Cuba, conclamamos a todas as organizações políticas e sociais democráticas e de esquerda a manifestar seu repúdio a esse atentado e a se somar na luta pela imediata revogação desse ato.

VIVA CUBA SOCIALISTA!
PELA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS!
ABAIXO O IMPERIALISMO!

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Comissão Política Nacional

13 de Janeiro de 2021