Solidariedade ao povo e ao PC da Venezuela!
Calúnias e ameaças contra o Partido Comunista da Venezuela são inaceitáveis
Solidariedade com o povo, o movimento operário-popular e o PC da Venezuela
Os Partidos que assinam esta Declaração Conjunta têm estado firmemente ao lado do povo da Venezuela e têm denunciado e condenado repetidamente a agressão imperialista dos Estados Unidos, da União Europeia e de seus aliados na América Latina contra a Venezuela e a tentativa de golpe com vistas à derrubada do presidente eleito Nicolás Maduro. Para nós, denunciar e se opor aos ataques imperialistas contra o povo da Venezuela e contra os povos do mundo é algo inegociável.
Baseados nos princípios do Internacionalismo Proletário, mantemos relações calorosas de camaradagem com o Partido Comunista da Venezuela (PCV), que defende os interesses da classe trabalhadora e do povo trabalhador da Venezuela tanto contra os imperialistas como contra os capitalistas locais que exploram o povo e atacam seus direitos e, portanto, exige uma saída revolucionária para a crise capitalista em seu país.
Defendemos o direito do Partido Comunista da Venezuela, com base em sua independência ideológica, política e organizacional, de se distanciar do partido governante PSUV, de se candidatar às eleições, de criticar o governo e de se opor às suas políticas, já que o governo impõe medidas que afetam os direitos e conquistas das pessoas.
Antes das eleições de dezembro de 2020, o PSUV lançou uma tentativa de caluniar e excluir o PCV. Inicialmente, tentou-se silenciar e ocultar a candidatura do PCV, excluindo a sua voz dos meios de comunicação públicos e privados. Estão agora se desenvolvendo tentativas de chantagear o PCV para que se junte a um dos dois grupos parlamentares majoritários (do governo ou da oposição de direita) como condição prévia para ter o direito de falar na Assembleia Nacional. Recentemente, o ataque ao PCV aumentou quando o presidente Maduro repetidamente sugeriu que o PCV era parte do “longo braço do imperialismo norte-americano”. Com base nesta calúnia, estão sendo lançadas ameaças de perseguição anticomunista, criminalização e repressão às lutas e organizações dos trabalhadores.
Esta acusação é inaceitável e caluniosa, como evidencia a longa trajetória e as heróicas lutas do PCV contra o imperialismo e pelos direitos do povo venezuelano. Denunciamos qualquer intento de perseguição contra o PCV e outras organizações do movimento popular revolucionário na Venezuela.
Rejeitamos qualquer tentativa de minar os direitos políticos do PCV e da classe trabalhadora. Nesse sentido, exigimos que o governo do presidente Nicolás Maduro cesse os ataques e calúnias que visam criminalizar a luta justa do PVC e dos trabalhadores da Venezuela.
Nossos partidos expressam mais uma vez sua solidariedade ao povo venezuelano, vítima dos ataques imperialistas e da gestão antipopular da crise capitalista. Em particular, expressamos nosso apoio à luta justa do Partido Comunista e da Juventude Comunista da Venezuela, que defendem os interesses da classe trabalhadora e do povo em todas as circunstâncias.
Solidariedade com o Partido Comunista da Venezuela!
Proletários de todos os países, uni-vos!
Partido Comunista da Albânia
Partido do Trabalho da Áustria
Progressive Tribune-Bahrain
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista da Bélgica
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista da Boêmia e Morávia
Partido Comunista da Bulgária
Partido Comunista na Dinamarca
Partido Comunista de El Salvador
Partido Comunista Alemão
Partido Comunista da Grécia
Partido dos Trabalhadores Húngaros
Partido Comunista do Curdistão-Iraque
Movimento Socialista do Cazaquistão
Partido Socialista da Letônia
Partido Comunista de Luxemburgo
Partido Comunista de Malta
Partido Comunista do México
Novo Partido Comunista da Holanda
Partido Comunista do Paquistão
Partido Popular Palestino
Partido Comunista Paraguaio
Partido Comunista das Filipinas [PKP 1930]
Partido Socialista Romeno
Partido Comunista Operário Russo
União dos Partidos Comunistas-CPSU
Partido Comunista da Sérvia
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
Partido Comunista dos Povos da Espanha
Partido Comunista Sudanês
Partido Comunista Sírio
Partido Comunista da Suazilândia
Partido Comunista da Turquia
Partido Comunista da Ucrânia
União de Comunistas da Ucrânia
Partido Comunista da Venezuela
União de Comunistas na Bulgária
Frente Comunista (Itália)