Emprego, vacina no braço e comida no prato!

imagemDia 29 é Dia Nacional de Luta!

Comissão Política Nacional do PCB.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), a corrente sindical Unidade Classista, a União da Juventude Comunista (UJC), o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, o Coletivo Negro Minervino de Oliveira e o Coletivo LGBT Comunista estão participando ativamente da construção do Dia Nacional de Lutas neste dia 29 de maio e convoca sua militância, apoiadores e apoiadoras a ocupar às ruas.

Chegamos a quase 500 mil mortos, e o Governo Federal tem responsabilidades diretas nessa catástrofe humanitária! Bolsonaro e seu grupo sabotaram protocolos sanitários, incentivaram o uso de remédios que não possuem nenhuma confirmação científica e expandiram sistematicamente a desinformação. Essa grave crise sanitária, combinada a uma crise política e econômica, acentuada pela incompetência generalizada dos governadores e prefeitos, faz crescer o fosso da miséria e da desigualdade no Brasil.

Esse Governo se recusou a manter o auxílio emergencial de R$ 600 para a população de desempregados e os que atuam na economia informal. O aumento de preços dos alimentos corrói a renda e torna o custo de sobrevivência mais caro para milhões de pessoas. Hoje o Brasil é o país que conta com a cesta básica mais cara do mundo.

A CPI da COVID tem demonstrado que a campanha de vacinação poderia ter começado bem antes, com a compra do número de doses necessárias para vacinar em massa a nossa população. A negligência e a recusa à compra de vacinas – somadas à posição negacionista do presidente e de sua equipe – nos custaram centenas de milhares de mortos, atraso na vacinação, adoecimento da população e impactos nas redes de Saúde. Faltam leitos em hospitais, pessoas morrem nas filas de atendimento, faltam insumos básicos e equipamentos, como a falta de oxigênio em Manaus. É uma política deliberada de extermínio!

Diante de todos esses ataques e contradi ções – aumento da fome, da violência urbana que massacra nossos jovens, em destaque a população negra nas periferias, disseminação de mentiras e da lógica de imunização de rebanho, desemprego, retirada de direitos e conquistas sociais e privatizações dos serviços públicos – não devemos esperar salvadores da pátria e jogar para 2022 a solução dos atuais conflitos, que tendem a piorar! Devemos sair às ruas para reivindicar o direito à vida e lutar para derrotar esse Governo genocida, que promove a escalada da miséria, acentua a desigualdade, estimula a violência social e flerta com o golpismo.

Chega de genocídio, miséria e violência, que tem assolado a vida dos(as) trabalhadores(as)! Basta de privatizações das empresas públicas, que aumentam o lucro do setor privado e buscam garantir a economia de recursos do Estado para repassar aos bancos privados! Chega de ataques aos direitos sociais, ameaças de golpes e retrocessos!

Neste dia 29/05 (sábado), haverá manifestações populares em todo o país, as maiores desde o início da pandemia, contra o Governo de Bolsonaro e Mourão, os quais, juntamente com os setores hegemônicos da burguesia brasileira, são os principais responsáveis pela mais grave crise social e sanitária da história do Brasil!

As trabalhadoras e trabalhadores brasileiros nunca tiveram direito ao isolamento social, mesmo nos momentos em que houve restrição de funcionamento de atividades ditas não essenciais. Os ônibus e metrôs em todo país continuaram circulando lotados de trabalhadores. Neste momento, ocupar as ruas é legítimo e necessário: só com mobilização popular e luta conseguiremos derrotar esse governo e sua política antipopular.

Devemos garantir todos os cuidados necessários para resguardar os nossos e garantir segurança sanitária nesse momento tão crítico, com uso e distribuição de máscaras, álcool 70% e o esforço em manter distanciamento.

FORA BOLSONARO E MOURÃO! IMPEACHMENT JÁ!
EM DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!
VACINA PARA TODOS E TODAS!
PELO SUS 100% PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE!
PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!