Solidários com os 5 Cubanos unem forças em Washington/DC

Durante 5 dias em Washington/DC, pessoas dos Estados Unidos, Canadá e Europa pedem ao Presidente Obama que escute a demanda da comunidade internacional e liberte imediatamente os 5 Cubanos. As ações iniciadas pelo Comitê Internacional pela Liberdade dos 5 Cubanos foram respaldadas por 272 organizações e mais de 2000 pessoas de todo o mundo.

Durante o primeiro e segundo dias, 25 amigos desta causa visitaram os escritórios de 12 dos 100 senadores e 14 congressistas, levando até eles a questão dos Cinco. O esforço de lobby destes dois dias, marca a primeira vez que este caso foi levado ao Capitólio. O elevado número de respostas à solicitação de encontros é um símbolo muito positivo para os que lutam pela causa dos Cinco.

Louis Wolf, de Washington, disse que “realizar lobby no congresso sobre os 5 Cubanos e qualquer outra questão relacionada com Cuba é definitivamente um desafio. Um assessor com muita experiência trabalhando para um senador nos disse ontem que ‘a política dos EUA para Cuba está estancada na Idade Média’; nos demos conta de que há muitas pessoas no Capitólio que não estão de acordo com a atual política dos EUA para Cuba”.

Katrien Demuynck, coordenadora europeia da campanha pela liberdade dos Cinco, é portadora de uma carta assinada por dois senadores da Bélgica e cinco membros da Câmara pedindo aos seus colegas dos EUA intervir para que o Presidente Obama resolva o caso dos Cinco. “Me senti felizmente surpreendida com a resposta à carta. Devemos buscar o mesmo tipo de iniciativas dos parlamentos de outros países europeus” disse Demuynck. No final dos dois dias, o entusiasmo cresceu para continuar a campanha mundial pela libertação dos 5 Cubanos.

Pela tarde se realizou a apresentação do jornalista canadense Sephen Kimber, autor de um novo livro sobre os Cinco O que se encontra através daÁgua, que será publicado nos próximos meses. Arturo López-Levy, cubano-americano, professor da Universidade de Denver, realizou comentários sobre o caso. O evento foi organizado por Wayne Smith, ex-chefe da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba durante o mandato de Carter. Kimber surpreendeu ao público com uma série de fatos novos sobre o caso. Os assistentes lograram uma melhor compreensão sobre a injustiça cometida contra os 5 Cubanos.

Pela noite, o documentário Por favor se coloque de Péo Verdadeiro Terrorista foi exibida no Centro Cultural de Nyumburu, da Universid de Maryland. Durante um evento em outra sala da mesma universidade, Ángela Davis, ativista política, escritora e acadêmica, chamou as pessoas a participarem nos próximos dias de atividades em favor dos Cinco.

Fonte: www.thecuban5.org

Tradução: PCB – Partido Comunista Brasileiro