Sofia Manzano: alternativa da esquerda socialista

imagem

Boletim Sofia Manzano #1 – 24/04 a 01/05

Editorial: A saída é pela Esquerda!

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922, lançou no mês de fevereiro de 2022 a economista, feminista e professora Sofia Manzano à presidência da República. Desde fevereiro a pré-candidata vem percorrendo o Brasil apresentando suas propostas e análises e mobilizando sua base política e social. Sofia já esteve em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, além de várias cidades da Bahia, onde mora.

Na última semana, Sofia esteve em São Paulo, seu estado natal, participando de diversas atividades junto a classe trabalhadora e a juventude paulistana. Além do lançamento das pré-candidaturas do PCB ao legislativo estadual e à câmara federal. O camarada Gabriel Colombo, pré-candidato do PCB ao Governo do Estado de São Paulo, recepcionou e acompanhou Sofia Manzano nas atividades na Baixada Santista e na capital paulista.

O PCB, a corrente sindical UNIDADE CLASSISTA e os demais coletivos partidários participaram intensamente das manifestações do primeiro de maio por todo o país. É cada vez mais necessário garantirmos a unidade dialética das lutas socioeconômicas com as lutas políticas. Nós comunistas estamos ao lado da nossa classe e do povo trabalhador brasileiro na luta por direitos, salários e melhorias nas condições de trabalho e representamos o projeto estratégico de superação do capitalismo e de construção do socialismo-comunismo.

Neste cenário de CRI$E, DE$EMPREGO, FOME, EXPLORAÇÃO, DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, RETIRADA DE DIREITOS, PANDEMIA e de GUERRA, os(as) comunistas brasileiros constroem em nível nacional a pré-candidatura de Sofia Manzano. Nossa pré-candidatura se apresenta como alternativa de esquerda, popular e revolucionária para todas lutadoras e todos os lutadores que buscam construir o PODER POPULAR e um BRASIL SOCIALISTA.

Primeiro de Maio em São Paulo

Nesse Primeiro de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, estivemos nas ruas em todo o país – e no mundo – em luta por mais direitos. No Brasil, a campanha Fora Bolsonaro foi destaque, denunciando o papel do governo genocida diante da pandemia e dos ataques aos direitos da nossa classe. Estivemos no ato em São Paulo, na Praça da Sé, falando sobre os reais problemas do povo brasileiro: desemprego, miséria, fome e carestia, consequências diretas do capitalismo e daí a necessidade de uma mudança radical nas estruturas sociais.

Denunciamos a polaridade das eleições deste ano, que só beneficia o grande capital, entre o fascismo e uma conciliação de classes rebaixada. Portanto, apontamos a necessidade de construir uma alternativa real, ligada às transformações reais, que aponte para o poder popular e o socialismo. Em fala no ato, Sofia Manzano lembrou também da necessidade de reorganização da classe trabalhadora, com autonomia para as lutas que virão.

O jornal o Brasil de Fato produziu uma matéria especial com os(as) pré-candidatos(as) sobre o primeiro de maio. Em sua declaração sobre o primeiro de maio, Sofia Manzano afirmou:

A economista e pré-candidata à Presidência Sofia Manzano (PCB) apresentou sete propostas para geração de emprego e melhoria da qualidade de vida do trabalhador ao Brasil de Fato. Entre elas está a revogação da reforma trabalhista, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e o aumento do salário mínimo para mais de R$ 6 mil.

Manzano também defende a ampliação dos serviços públicos e a realização de concursos para contratação de servidores. A pré-candidata prometeu reforma agrária e reestatização de empresas privatizadas nos últimos governos “com objetivo estratégico de estabelecer programa de emprego para jovens”.

Congresso da Federação Nacional de Petroleiros

Na manhã de sábado (30), estivemos presentes no XIII Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), em Santos, onde pudemos falar sobre a política de privatização da Petrobrás, empresa que é patrimônio do povo brasileiro. Foi uma grande satisfação conversar com uma categoria tão importante para o país e encontrar os camaradas da Unidade Classista que atuam no setor.

Lançamento das pré-candidaturas do PCB em São Paulo

Dentro da programação do fim de semana vermelho, promovida pelo PCB de São Paulo, tivemos o lançamento das pré-candidaturas do Partido no Estado, realizado no sábado (30), na Praça Roosevelt, com a presença de centenas de militantes.

No evento, lançamos as pré-candidaturas a estadual de Gabriel Tavares, Felipe Queiroz e Jules Saraiva. Para federal, lançamos as pré-candidaturas de Beatriz Barbiere, Eduardo Camilo, Gabriel Marucci, Raquel Luxemburgo, Max, Eduardo Real e Mané Messias. Para o governo do Estado, lançamos a pré-candidatura do camarada Gabriel Colombo.

Nosso lançamento teve ótima cobertura pelo portal Jornalistas Livres, cuja matéria você pode conferir aqui.

Atividade na UNIFESP – campus Baixada Santista

Na última sexta-feira (29), realizamos um importante debate sobre a precarização da educação e a luta por uma Universidade Popular, no campus de Santos da Unifesp. Esteve no debate conosco o camarada Gabriel Colombo, pré-candidato ao governo de São Paulo, e a camarada Beatriz Barbiere, pré-candidata a deputada federal.

Um espaço de debate excelente, contando com a presença de diversos jovens estudantes e dispostos a pensar uma outra universidade que represente os interesses da classe trabalhadora e tenha assim investimento para cumprir sua função social.

* * *

Acesse as redes sociais da Sofia Manzano e acompanhe as atividades e posicionamentos da nossa pré-candidata

Facebook: @SofiaManzanoPCB

Instagram: @sofiamanzanopcb

Twitter: @SofiaManzanoPCB

Para agendar entrevistas com a Sofia, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail assessoria.sofiapcb2022@gmail.com