Acesso pleno à saúde pública pela população LGBT!

imagem

Gabriel Colombo – pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo PCB

A população LGBT trabalhadora, assim como outros grupos sociais que são vítimas de opressão, como a população negra e os povos originários, sofre sistematicamente com a falta de acesso à saúde pública. Utilizando da força do Estado, o projeto neoliberal e conservador faz de tudo para que essa população seja discriminada de todas as formas possíveis.

O sucateamento dos programas e equipamentos de saúde a partir do fatiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a iniciativa privada corrobora com a opressão de gênero e raça. Hospitais, clínicas, Upas e laboratórios operam com baixa capacidade e, muitas vezes, se utilizam de justificativas discriminatórias para negar o acesso a seus serviços.

Para que essa realidade capitalista mude, é necessário defender um programa socialista que garanta a saúde específica e especializada para a população LGBT por meio de um SUS amplo e 100% público.

Defendemos políticas que promovam a despatologização integral das identidades LGBTI, garantindo que quaisquer tratamentos direcionados a essa população não acabem em tentativas de conversão sexual ou de gênero. Para isso, devemos proibir o uso de métodos, científicos e pseudocientíficos, que sejam discriminatórios e defendemos a extinção das comunidades terapêuticas. Lutamos pela contenção de intervenções cirúrgicas indevidas em pessoas intersexo.

Temos como proposta uma linha específica de cuidado para pessoas LGBT que são vítimas de violência obstétrica, visando um tratamento em saúde integral para todos que garanta um atendimento humanizado e focado em suas necessidades.

Iremos buscar o enfrentamento ao HIV/AIDS através de políticas públicas voltadas à redução da transmissão do vírus e à garantia de qualidade de vida para pessoas soropositivas. É preciso fortalecer políticas de prevenção combinada de ISTs, tais como as diversas formas cientificamente comprovadas de uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), bem como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e demais formas de prevenção às ISTs.

Pelo Poder Popular! Contra o militarismo, machismo, racismo, lgbtfobia e toda forma de opressão!

Com os pré-candidatos a Presidente e vice do PCB Sofia Manzano e Antonio Alves!

Categoria
Tag