PCB lança chapa de pré candidatos à Presidência

imagem

Boletim Sofia Manzano #7 – 28/06 a 05/07

Editorial: Reforçar a luta nas ruas e as pré-candidaturas do PCB: Sofia Manzano presidente e Antônio Alves vice

Em sua última reunião plenária, o Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) decidiu pela indicação do camarada Antônio Alves* para a pré-candidatura à vice-presidência, completando assim a chapa comunista com Sofia Manzano. A pré-candidatura comunista da professora e economista Sofia Manzano a Presidente, com o sindicalista Antônio Alves de vice, vem cumprindo, com êxito, esse papel, ocupando mais espaços nas mídias e nas ruas, denunciando o capitalismo, defendendo o projeto socialista e apresentando um programa político anticapitalista que permite dialogar com os trabalhadores sobre suas demandas concretas, defendendo a redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem redução de salário, a revogação de todas as contrarreformas e da emenda constitucional do teto dos gastos, o fim da política de preços internacionais, com o fortalecimento do caráter público da Petrobrás e a reestatização das empresas estratégicas. Também nos estados, as pré-candidaturas a governo, senado, deputado federal e estadual do PCB apresentam propostas concretas para os graves problemas do povo trabalhador, mobilizando para a construção do Poder Popular e do Socialismo.

No dia 07 de julho apresentamos a nossa chapa de pré-candidatura à presidência da República, nos canais do jornal O Poder Popular, a partir das 19h. Contaremos com a presença da camarada Sofia Manzano, pré-candidata a presidente, e do camarada Antônio Alves, pré-candidato a vice. As pré-candidaturas do PCB reforçam o compromisso com a classe trabalhadora, na construção do poder popular e do socialismo. Acompanhe o jornal O Poder Popular no YouTube, Facebook e Twitter! Curta e compartilhe!

Sofia na imprensa

No Rio de Janeiro, participamos do programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes 860 AM, onde falamos sobre o cenário eleitoral, onde é preciso sairmos da defensiva e passar para a ofensiva, na luta pela revogação das contrarreformas. Falamos também sobre a necessidade de recuperar a organização e a autonomia da classe trabalhadora, independente do governo que venha a ser eleito. Você pode ouvir a entrevista na íntegra através do link a seguir:

Em resposta à CartaCapital, a camarada Sofia Manzano, pré-candidata à Presidência pelo PCB, falou sobre nossas propostas para a comunidade LGBT+. Entre essas propostas, temos a assinatura do termo de compromisso “Programa Vote Com Orgulho”, a produção de dados sobre a população LGBT para que seja viável pensar políticas públicas adequadas ao perfil socioeconômico dessa população, a criação do “Programa de Proteção e Moradia para a População LGBT”, políticas de permanência e inserção da população trans e travesti nos ambientes estudantis, a inserção da população LGBT no mercado formal de trabalho, a mudança da “licença maternidade” para “licença parental”, a promoção da despatologização integral das identidades LGBTI, a criação de uma linha de cuidado para mulheres lésbicas, bissexuais e homens trans — pessoas que sofrem violência obstétrica e o enfrentamento ao HIV/AIDS através de políticas públicas para redução da transmissão do vírus e garantia de qualidade de vida para pessoas soropositivas.

Para entender e conhecer mais nossas propostas, confira em https://www.cartacapital.com.br/politica/o-que-os-pre-candidatos-a-presidencia-propoem-para-a-comunidade-lgbt/

Atividades no Rio de Janeiro

Após as viagens pelo interior de São Paulo, encerramos o mês de junho no Rio de Janeiro, onde participamos de eventos muito importantes. No primeiro, junto aos petroleiros, falamos sobre a luta contra a privatização da Petrobrás. Estivemos juntos dos camaradas Eduardo Serra, pré-candidato ao governo do Rio, Hiran Roedel, pré-candidato ao senado, e Gustavo Pedro, pré-candidato a deputado federal. Em seguida, tivemos um importante encontro no Sindicato dos Bancários, com a presença de sindicalistas e movimentos sociais, além dos camaradas Eduardo Serra e Hiran Roedel.

2 de Julho na Bahia

Depois das viagens, retornamos à Bahia e logo participamos de mais um evento muito importante: o dia 2 de julho, dia da independência da Bahia, que deu início, 200 anos atrás, ao processo de independência do país contra a submissão perante a Coroa portuguesa. Outras pré-candidaturas presidenciais estiveram em Salvador, paparicados pela imprensa burguesa, enquanto a nossa pré-candidatura esteve junto aos trabalhadores e às trabalhadoras em marcha no ato unificado por um Brasil livre das amarras do grande capital, que garanta comida, moradia popular, terra e trabalho para o povo.

Parabenizamos a nossa militância do PCB e seus coletivos partidários, nas ruas durante o 2 de julho com o nosso Bloco do Poder Popular, por uma Bahia e um Brasil livre da exploração do homem pelo homem!

* * *

Acesse as redes sociais da Sofia Manzano e acompanhe as atividades e posicionamentos da nossa pré-candidata

Facebook: @SofiaManzanoPCB

Instagram: @sofiamanzanopcb

Twitter: @SofiaManzanoPCB

Para agendar entrevistas com a Sofia, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail assessoria.sofiapcb2022@gmail.com

* Biografia política de Antônio Alves

Antônio Alves da Silva Júnior nasceu em Recife/PE, em outubro de 1978 (42 anos), filho de uma costureira (Maria Alves) e de um caminhoneiro (Antônio Alves), residiu durante grande parte da infância e juventude na cidade do Paulista (Região Metropolitana do Recife). Sempre foi considerado um jovem inquieto e contestador. O segundo filho de 6 irmãos, foi seduzido pela rua, porém, salvo pela cultura Hip Hop. Fez parte de movimentos políticos culturais que buscavam articular e debater os problemas da comunidade.

Agitador cultural, foi militante da base do Núcleo Malcolm X (Célula do Movimento Negro Unificado em Paulista), colaborou no processo de organização do 20 de novembro de 1997, 1998, 1999 (Zumbi, seus ideais ainda vivem!). Organizou a Posse Resistência Hip Hop – Paulista Zona Norte – grupo de jovens periféricos que trabalhavam diversos temas de luta, recuperação da autoestima e valorização cultural. Em 1999 teve seu primeiro contato com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e iniciou sua militância na União da Juventude Comunista (UJC). Passou a integrar o núcleo de cultura da UJC e articulou ações como o movimento A INVASÃO (iniciativa que fomentava a cultura na comunidade) e depois o fortalecimento do CLUBE DA MÚSICA E POESIA, construindo o fanzine QUINTA CATEGORIA e MORMAÇO.

Em 2005, participou do curso de Extensão promovido em parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST): Curso Realidade Brasileira, através dos Grandes Pensadores Brasileiros, que o colocou em contato com os teóricos que pensaram o Brasil e propuseram soluções como Paulo Freire, Josué de Castro, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro entre outros. Em 2006, trabalhou na Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (CODECIR) como agente de defesa civil. Enfrentando os problemas causados pelas chuvas, conhecendo e atendendo a população mais carente nos morros da capital pernambucana.

Participou da articulação e foi sócio-fundador da ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DE HIP HOP DE PERNAMBUCO, onde fez parte da gestão por 2 mandatos. Esteve também na articulação e organização do 1º ENCONTRO NORDESTINO DE HIP HOP, sediado no Recife, o evento aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2006 e contou com delegações dos 09 Estados do Nordeste. Trabalhou como educador social em algumas instituições comprometida com a educação infantil, o fortalecimento das mulheres em situação de vulnerabilidade e a construção de territórios afetivos.

Em 2008 decidiu se dedicar aos estudos, depois de 03 tentativas, consegue entrar na universidade, formando-se em Comunicação Social com habilitação para Jornalismo. Devido ao seu envolvimento com a cultura e o compromisso com o partido, seguiu militando e participando das lutas populares. Nesse mesmo ano, passou a integrar o Coletivo Gambiarra Imagens, grupo militante de jovens que trabalha a questão da produção audiovisual, além de ter uma compreensão militante de comunicação como parte dos direitos humanos. O Coletivo era um misto de ação política e também supria as necessidades financeiras através da venda de serviços de filmagem e edição.

Foi Estagiário de jornalismo e depois contratado no Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (CREA-PE) na gestão do presidente José Mário Cavalcanti (2012/2014), onde contribuiu com a equipe de comunicação e desenvolveu a TV Crea. Participou de diversos movimentos populares, principalmente no fortalecimento da educação popular no Programa de Animação Cultural (PROAC) do saudoso Padre Reginaldo, e dos movimentos políticos de juventudes como o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), dando apoio e formação política.

Em 2016 passou a atuar na Unidade Classista, corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro, colaborando na organização de trabalhadores. Em outubro de 2017 mudou-se para Teresina/PI, onde vem trabalhando no sindicato dos Correios do Piauí. Em 2018 é chamado a compor a Direção Nacional da Unidade Classista, fazendo parte da executiva da UC.

Participa de forma permanente das lutas dos trabalhadores dos Correios do Piauí contra a privatização dos Correios. Coordenou a campanha do camarada Fausto Ripardo ao senado no Piauí pela coligação PSOL/PCB (2018). Colaborou com a construção do Fórum Sindical, Popular e das juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas no Piauí. Participou como coordenador da campanha municipal da aliança política do PCB/UP (2020) e fortaleceu com a militância do PCB e de seus coletivos partidários todos os atos pelo FORA BOLSONARO.

Em 2021, no XVIº Congresso Nacional do PCB é eleito para o Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro. Em 2022, no ano do centenário do Partidão, lança no mês dos trabalhadores o livro GUIA PRÁTICO DE AGITAÇÃO E PROPAGANDA, tratando das práticas e métodos de difusão e popularização dos ideais revolucionários no seio da classe trabalhadora.

Categoria
Tag