CONSELHO PATRIÓTICO DE PARTIDOS POLÍTICOS SERÁ CONSTITUÍDO NO DIA 02 DE JUNHO

Caracas, 24 Maio. AVN.- Em um ato que se realizará no próximo dia 02 de junho no Teatro Teresa Carreño, em Caracas, será instalado o Conselho Patriótico dos partidos políticos progressistas, com o objetivo de levar adiante a Missão 7 de outubro, que busca a vitória do presidente da República, Hugo Chávez, nas próximas eleições.

A coordenadora nacional do Grande Polo Patriótico (GPP), Blanca Eekhout, disse que este novo conselho será constituído pelos dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Partido Comunista da Venezuela (PCV), Pátria Para Todos (PPT), União Popular Venezuelana (UPV), Tupamaro (MRT), Movimento Eleitoral do Povo (MEP) e o partido Independentes pela Comunidade Nacional (IPCN).

“Todos os militantes de nossos partidos assumiram não somente a bandeira da construção do socialismo, do avanço da revolução, senão que também no caminho histórico de defender nossa independência, nossa soberania em um momento crucial para a humanidade”, disse nessa quinta-feira na roda de imprensa.

O Grande Polo Patriótico constitui uma iniciativa que agrupa coletivos, organizações e grupos de diversas índoles com vocação progressista, a fim de somar forças que garantam a continuidade do processo de mudanças políticas, sociais e econômicas empreendido pelo presidente Hugo Chávez há 13 anos.

Para tais fins, este conglomerado se divide em conselhos patrióticos territoriais e setoriais. Os primeiros tem a ver com os estados e os segundos com os diferentes setores que fazem a vida no país.

A respeito, a também deputada da Assembleia Nacional mencionou que “o GPP não é uma aliança eleitoral senão que um espaço de unidade, de encontro dos revolucionários na construção do socialismo”, e recordou que a importância de alcançar a vitória em 07 de outubro resulta em “um evento estratégico que nos vai permitir conquistar a plataforma para avançar no processo de independência, de soberania e de construção socialista”.

“Perante a crise do capitalismo, as ameaças de barbárie, a brutalidade, o saque contra os povos independentes e soberanos, que estão decidindo seu destino, neste momento  levantamos a bandeira da unidade absoluta na defesa da pátria”, agregou.

Eekhout mencionou que foi escolhido o dia 2 de junho para a conformação deste conselho por causa do aniversário de El Porteñazo, “uma das ações mais criminosas da ditadura puntofijista (ocorrida em 1962), onde se assassinou, se massacrou o povo que justamente defendia a pátria, que havia levantado as bandeiras de Bolívar, da soberania e independência”.

Este novo conselho setorial se soma aos 16 já conformados, entre os quais se destacam os seguintes: afro-descendentes, pessoas portadoras de necessidades especiais, adultos maiores, mulheres, pescadores e trabalhadores rurais, movimentos por moradia, ciência e tecnologia, juventude, diversidade sexual, artesãos, caminhoneiros, ecologistas, comunicação, organização comunitária, economia comunal e combatentes.

Fonte: AVN 24/05/2012 14:30

Tradução: PCB – Partido Comunista Brasileiro