Confira as candidaturas do PCB 21 nos Estados

imagem

Jornal O Poder Popular 68

Numa campanha integrada nacionalmente à candidatura de Sofia Manzano e Antonio Alves 21 para a Presidência, o PCB lançou candidaturas ao governo em 11 Estados, 2 senadores (SP e RJ) e diversos candidatos e candidatas a deputado/a estadual e federal. Buscamos fazer dessas eleições um momento fundamental para a elevação do patamar de organização e consciência da classe trabalhadora. Mostramos para a população que há uma alternativa para o país, além das propostas enganosas da direita e da extrema-direita e da conciliação de classe. A alternativa revolucionária está sendo debatida com os trabalhadores e as trabalhadoras, a juventude e o povo pobre das periferias. Combinando a luta institucional com as lutas de massa nas ruas e nos locais de trabalho, vamos derrotar o pacto das frações da classe dominante e apontar para a construção do Poder Popular e do Socialismo.

# SÃO PAULOGABRIEL COLOMBO PROFª ALINE 21 #

É preciso construir uma radicalidade voltada para a maioria”

 

Gabriel Colombo, o mais jovem candidato a governador de SP, nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Minas Gerais e passou sua juventude em São Paulo. Mudou-se para Piracicaba em 2009 para cursar Engenharia Agronômica na Esalq/USP e vive até hoje na cidade, onde contribuiu para a refundação do PCB. Profª Alinesua vice, moradora de Campinas, interior de São Paulo, é formada em Economia, com mestrado pela Unesp e Doutorado pela Unicamp. Milita em diversas frentes de atuação: apoia as lutas por moradia em Campinas, é educadora popular na alfabetização de jovens e adultos, participou da reorganização da Associação de Pós-Graduandos da Unicamp e constrói o Coletivo José Marti de Solidariedade a Cuba.

O programa político dos comunistas para o Governo de São Paulo prevê:

1) Revogação das políticas implementadas por Dória, como a reforma da previdência estadual e a lei de ajuste fiscal que permite acabar com seis autarquias estaduais, como o CDHU e o Instituto Florestal.

2) Auditoria em todos os contratos de concessões e parceria público-privadas. Reestatização das empresas privatizadas pelos governos do PSDB. Chega de empresário do transporte, plano de saúde e OS lucrando para prestar serviço de má qualidade!

3) Fortalecimento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa, de modo a colocar a ciência e a tecnologia a serviço dos interesses populares, vinculadas aos processos de transformação radical da sociedade também na cultura e na educação. Revolucionar a TV Cultura, colocando a estatal de comunicação a serviço da luta dos trabalhadores.

4) É urgente combater a fome, o desemprego, a precarização da saúde pública, o caos do transporte e a militarização da segurança pública. Vamos promover uma política da semente ao prato, com produção de alimentos saudáveis e criação de restaurantes populares nos bairros.

5) Ampliação dos serviços de atenção básica em saúde, serviços ambulatoriais, de pronto atendimento e dos leitos hospitalares, contratando trabalhadores da área da saúde por meio de concurso público com valorização dos salários.

6Contra o deficit habitacional, vamos desapropriar todas as terras urbanas e rurais que não cumprem função social, construir casas por meio de amplo programa estadual de moradia social, congelar e tabelar o preço dos aluguéis. Despejo zero: acabar com as reintegrações de posses e despejos coletivos em imóveis e terrenos abandonados de São Paulo.

7) Criação de cooperativas municipais de trabalhadores de aplicativos, a partir de um software público, para repartir entre os trabalhadores todos os rendimentos e direcionar para um fundo de gestão comum somente o necessário para a manutenção do serviço.

Programa político dos comunistas para o Governo de São Paulo: Leia o programa completo: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/SP/546/candidatos/892432/5_1660237053186.pdf

 

SENADOR: TITO BELLIN 211

 

DEPUTAD@S FEDERAIS:
BEATRIZ BARBIERE 2110, EDUARDO REAL 2111, CHRISTY MUNIZ 2112, PROF. RENATO 2122, GABRIEL MARUCCI 2121, MAX MARIANEK 2101, JULES SARAIVA 2133, CLAUDIMAR JABÁ 2100 e CAMILO TERRA 2155

 

DEPUTAD@S ESTADUAIS:

FABI MEDRADO 21.100, MICHEL LEITE VIANA 21.001 e GABRIEL TAVARES 21.000

 

 

# PRA MUDAR O RUMO DO RIO: EDUARDO SERRA E BIANCA 21 #

 
Eduardo Serra é professor da Escola Politécnica e no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. É dirigente estadual e nacional do PCB. Bianca Novaes é professora universitária e sindicalista, dirigente do PCB-RJ.

O Estado do Rio de Janeiro sofre com as consequências do desenvolvimento capitalista, das políticas liberais dos últimos governos, do desmonte dos serviços públicos e do controle do Estado por interesses privados. O caso da saúde caracteriza bem esse quadro: a privatização do sistema, com a criação das Organizações Sociais – OS – levou a uma enorme precarização das condições de trabalho no setor, falta de insumos e desvios de verbas públicas para grupos privados. É urgente a necessidade de mudar o rumo do Rio. Assim propomos:

1) TARIFA ZERO com a estatização completa do transporte coletivo, para garantir à população do Estado um sistema realmente público de transporte!

2) Expansão e melhora do SUS, com maior qualidade e rapidez no atendimento. Fim dos contratos e convênios com as OS e OSCIPs!

3) Criação de duas novas polícias, uma civil judiciária e uma guarda-civil uniformizada, visando superar os problemas estruturais das polícias atuais do Rio.

4) Construção de 150 mil unidades habitacionais para gerar emprego em saneamento e infraestrutura, além de criar moradia para a população em situação de abandono nas ruas.

5) Para enfrentar a fome e miséria, será desenvolvido um programa emergencial de alimentação popular com distribuição de cestas básicas e restaurantes populares; garantia de renda mínima complementar.

6) Criação de Conselhos Populares regionais e temáticos, de caráter deliberativo, para ampliar a participação da população na política do Estado.

7) Apoio a micro e pequenas empresas industriais, comerciais e agrícolas, com crédito preferencial, política de compras do Estado, fornecimento de infraestrutura e outros mecanismos de apoio, inclusive técnico.

Leia o programa completo: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/RJ/546/candidatos/898763/5_1660344517686.pdf

 

Contatos: https://linktr.ee/pcbrj

SENADOR: HIRAN ROEDEL 211

DEPUTADOS FEDERAIS: GABRIEL MARQUES 2123, GUSTAVO PEDRO 2121 E MARIANA NOGUEIRA 2100

DEPUTADOS ESTADUAIS: NATHÁLIA MOZER 21021 E THIAGO COQUEIRO 21100

 

 

# MINAS GERAIS: RENATA REGINA E TUANI 21 #

Renata Regina é mulher negra, mãe, fotógrafa, doula, atuando pela humanização do parto e nascimento. Dirigente estadual e nacional do PCB, integra a Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM). Tuani Guimarães é professora de Sociologia e mestra em Arquitetura e Urbanismo. Participa do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração no Quadrilátero Aquífro/Ferrífero e dos movimentos sindicais da educação de Minas Gerais.

Poder Popular! Por uma Minas Socialista! Nossas principais propostas são:

 

– Plano de desenvolvimento e recuperação do meio ambiente, com recomposição da cobertura vegetal, recuperação de rios, lagoas, restingas, além de outros sistemas;
– Sobretaxação das atividades mineradoras e da monocultura para exportação;
– Programa de apoio aos agricultores familiares, com política de regularização fundiária, oferta de créditos e demais suportes para a permanência das famílias no campo; criação de cooperativas de produção e distribuição por todo Estado;
– Reforma urbana centrada no uso social da propriedade e do solo urbano; imposto progressivo sobre o capital, as finanças, propriedades e grandes fortunas;
– Expansão das redes públicas de educação, saúde e dos serviços sociais, para universalização do acesso ao serviço gratuito e de qualidade, com melhoria dos salários e das condições de trabalho e aplicação dos planos de cargos e salários. Tarifa Zero nos transportes públicos para garantir o direito de ir e vir.

Leia o programa completo:

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/MG/546/candidatos/898111/5_1660059319544.pdf

Contatos:
• instagram.com/pcbminasgerais
• facebook.com/pcbminasgerais
• youtube.com/channel/UCW09-9yYuggZP5JcvJ46BVg
• instagram.com/renatareginadoula/
• tiktok.com/@renatareginapcb
• facebook.com/renatareginadoula
• twitter.com/RenataReginaPCB
• linktr.ee/renataregina

 

DEPUTAD@S FEDERAIS:
AMAURY ALONSO 2113, DANIEL CRISTIANO 2121, ESPAGUETE 2117, FLAVIANO DUELI 2199, IAGO CHAVES 2122, JÚLIA ROCHA 2100, LÍVIA FLOR 2135, MARGÔ INÁCIO 2124, THOMÁS CARRIERI 2188 E ZULU 2111.

DEPUTAD@S ESTADUAIS: BRUNO MAROTA 21212, DIEGO ARTHUR 21021 E DUDA DAS CADEIRAS 21210



# GOIÁS – GOVERNADORA: PROFESSORA HELGA. VICE: LINDOMAR #

A camarada Helga é militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e da corrente sindical Unidade Classista. Doutora em Direito pela UNB, professora da Universidade Federal de Jataí, tem uma longa trajetória no movimento sindical, no qual atua há mais de uma década na direção sindical do ANDES e na Associação de Docentes da Universidade Federal de Jataí (ADCAJ). Coordena projetos de Extensão Popular em Jataí, o Cursinho Popular Comunitário Maria Eloá e pesquisas sobre os conflitos no campo e os impactos causados pelos agrotóxicos. Lindomar é agente de Saúde e sanitarista.

Principais propostas:

Reforma Agrária sob controle das organizações dos trabalhadores, para democratizar a terra, com a construção de grandes fazendas estatais e cooperativas
agropecuárias. Reestatização do sistema de geração e distribuição de energia elétrica. Política agrícola e agrária voltada para a produção de alimentos para o mercado interno, com garantia de financiamento e preços mínimos, oferta de infraestrutura de armazenagem e escoamento da produção, apoio técnico e incentivo à cooperativização. Política de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, envolvendo universidades, institutos de pesquisas governamentais e empresas públicas, voltada para as necessidades da maioria da população e em consonância com as potencialidades existentes no estado de Goiás.

Acesse o programa do PCB de Goiás: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/GO/546/candidatos/916297/5_1660347354570.pdf

 

Contatos:

https://www.facebook.com/helga.martinsdepaula/

https://www.instagram.com/helgamartinsdepaula/

https://www.instagram.com/pcb.go/

https://www.facebook.com/pcbgoias

Deputad@s federais: Andriele Qualhato 2100 e Arthur Ramos 2121

Deputado estadual: Guilherme Martins 21000

 

 

 

# DF – GOVERNADOR: TEODORO DA CRUZ (TÉO) E JAMIL #

Teodoro Antonio da Cruz Filho é advogado, pedagogo e servidor público aposentado da Secretaria de Estado da Educação. Milita no movimento sindical e popular, sempre em defesa dos interesses e direitos de trabalhadores e trabalhadoras. Foi diretor da Associação dos Servidores dos Trabalhadores em Educação do Distrito Federal e assessor da coordenação regional de ensino do Guará. É Secretário Político do PCB no DF e militante do Partido desde 1994.

Jamil Magari é professor de História aposentado, pós-graduado em Educação e foi diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF). É membro do Comitê Regional do PCB no DF, tendo ingressado no Partido em 1979 ainda durante a ditadura militar.

Programa político do PCB DF: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/DF/546/candidatos/916236/5_1660497687244.pdf

# PERNAMBUCO: JONES MANOEL e RALINE 21 #

 

O youtuber e historiador Jones Manoel é o candidato do PCB ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. A assistente social Raline Almeida é a vice na chapa.

Os principais pontos do programa de governo do PCB em Pernambuco são:

 

1) Estatizar o transporte para garantir que seja realmente público, de qualidade, com passe livre, boas condições de trabalho dos rodoviários, evitando a superlotação e a demora para passar nos pontos. O transporte não pode ser um meio de lucro para as grandes empresas, mas sim um direito da classe trabalhadora.

2) Para reduzir a violência policial, utilização de câmeras nas fardas e criação de um comitê externo de defesa dos direitos humanos para fiscalizar a ação da polícia, que deve centrar sua atuação na capacidade investigativa real e não na repressão e na prisão dos pobres. Reduzir o número de pessoas presas, já que a prisão faz aumentar a violência.

3) Orçamento participativo, reforma agrária e reestatização da Compesa, empresa de saneamento do estado, para universalizar o acesso à água. Restaurantes populares espalhados por todo o estado, com a compra de comida produzida pela agricultura familiar.

No combate efetivo ao racismo, ao patriarcado e às desigualdades de gênero:

4) Implantação imediata de políticas sociais junto às comunidades indígenas, quilombolas e ciganas no que diz respeito à educação, saúde, meio ambiente, produção artesanal, entre outras. Valorização da cultura e da identidade dos diversos grupos étnicos. Pressionar pela demarcação / homologação de todos os territórios indígenas e regularizar os territórios quilombolas no Estado.

5) Ampliação dos Centros de Referência e Casas de Acolhimento LBGT do litoral ao sertão; ensino de educação sexual e reprodutiva nas escolas. Universalização do direito à creche de qualidade e rede de lavanderias públicas a baixo custo. Mais Centros de Referência da Mulher, regionalizados em todo o estado, com representantes escolhidos pela comunidade e não pelo governo. Políticas públicas voltadas para o parto humanizado.

Leia o programa completo em https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/PE/546/candidatos/917402/5_1660423225434.pdf

 

Contatos:

https://linktr.ee/jonesmanoel

https://linktr.ee/PCBPernambuco

DEPUTAD@S FEDERAIS: ANTÔNIO OXIS 2100 E VICTÓRIA PINHEIRO 2121

DEPUTAD@S ESTADUAIS: CRISTIANO ROMÃO 21000 E LUIZA MELO 21021

 

# MARANHÃO: FRANKLE COSTA e ZÉ JK 21 #

 

Ao Governo do Estado do Maranhão o Partido Comunista Brasileiro apresenta o nome de Frankle Costa, que é trabalhador da área da saúde e já foi candidato a Vice-Prefeito de Imperatriz. Seu Vice é José Pereira (Zé JK).Por um Maranhão livre da fome e da miséria, com pleno emprego, rumo à uma sociedade mais generosa e feliz.

 

Para combater a situação de calamidade, fome, desemprego, informalidade do trabalho, baixa renda, péssimas condições de moradia, saúde, educação e saneamento básico, propomos um plano emergencial de criação de empregos por meio de frentes de trabalhos urbanos associados a obras de saneamento, habitação, reforma de escolas e hospitais. Subsidiar a organização de cooperativas com apoio de políticas públicas para a produção agroecológica, armazenamento e escoamento de gêneros para alimentação; implementação de políticas públicas de compras para fornecimento às redes escolares, hospitalares, restaurantes populares e outras redes semelhantes. Recriar o Banco do Estado do Maranhão, tendo como principal objetivo fomentar atividade econômica no setor agrícola, industrial, serviços e comércio, priorizando as atividades que mais geram emprego.

# GIOVANI DAMICO E JOÃO COIMBRA 21 PARA O GOVERNO DA BAHIA #

Giovani Damico é Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e professor da Rede Estadual de ensino no Estado da Bahia. O advogado e militante de movimentos sociais João Coimbra é o vice. Principais propostas:

Programa Baiano de Pleno Emprego: abertura de cooperativas, indústrias estaduais e brigadas de trabalho, com financiamento de projetos produtivos e de absorção de mão de obra, fomentando atividades geradoras de empregos nas áreas mais diversas – infraestrutura, cultura, educação, saúde e meio ambiente -, em consonância com a Pesquisa e Desenvolvimento gerada nas Universidades baianas. Projeto estadual de Reforma Agrária, pois é na concentração de terra que temos um dos pilares do desemprego estrutural na Bahia, bem como o recorrente êxodo rural.

Reestruturação radical do Cuidado em Saúde Mental: Pelo cuidado em saúde mental em serviços territoriais e comunitários, com equipes multiprofissionais. Reversão imediata do processo de aumento e investimento em hospitais psiquiátricos e em Comunidades Terapêuticas. Ampliação das instituições de lazer e cultura, que garantam o acesso dos indivíduos em sofrimento psíquico a instrumentos de cuidado não cerceadores da liberdade e da criatividade.

Política Estadual de Vagas Reservadas (VR) nos concursos públicos estaduais e nas contratações diretas para a população em situação de maior vulnerabilidade, como uma política permanente de Ações Afirmativas. Vagas específicas para: População LGBT, com percentual específico para População Trans e Travesti; Pessoas com Deficiência (PCD); População Negra e Indígena, além de minorias étnicas ou estrangeiras em situação de vulnerabilidade.

Acesse o Programa do PCB da Bahia: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BA/546/candidatos/918394/5_1660515033032.pdf

Contatos: https://linktr.ee/prof.gio

https://linktr.ee/PCB.Bahia?fbclid=IwAR1F97MlUDYQzT_SfvOPvXZyXdsQvwR6CcmGRtIabASKbDwlQsecy07HskA

Deputad@s federais: Ana Karen 2110, Cheyenne Ayalla 2121 e Guilherme Reis 2100

# CEARÁ: CHICO MALTA E NAURI A GOVERNADOR 21 #

O advogado Chico Malta concorre ao governo do Ceará pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) com o número 21. Considerado anistiado político – depois de ter sido preso na ditadura militar – Chico teve atuação em movimentos sindicais e participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Estado, onde atualmente é vice-presidente da entidade. Seu vice é José Nauri Araújo Ferreira, secretário político do PCB de Fortaleza.

O plano de governo do candidato comunista tem como foco central combater os graves problemas sociais, como fome, desemprego, “carestia” e falta de moradias.

Chico Malta entende que o povo trabalhador precisa de soluções para resolver os problemas de forma imediata. Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial, mercados públicos que recebam produtos da agricultura familiar, rede estadual com alimentação de baixo custo em restaurantes populares e maior fiscalização das fronteiras do Estado para prevenir a entrada de armas e drogas no território cearense são algumas das propostas apontadas. Defende ainda a implantação de restaurantes populares, o fortalecimento da agricultura familiar e a reestatização da Enel (empresa de energia elétrica).

 

 

Contatos:

https://linktr.ee/pcbceara

https://www.facebook.com/franciscomaltaaraujo.araujo

Deputad@s federais: Edivania Vieira 2100 e Roberto Santos 2123

# PIAUÍ – DEPUTAD@S FEDERAIS: Edilene Pinho 2121 e Francisco Filho 2100 #

Contatos: https://www.instagram.com/pcbpiaui/

 

# PARANÁ: VIVI MOTTA E DIEGO VALDEZ 21 #

 

Viviane Motta tem 30 anos e nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ela possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). No Paraná, atua como professora de Sociologia na rede estadual. É militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM). O candidato a vice é Diego Valdez, natural de Foz do Iguaçu e agente educacional na rede estadual do Paraná.

Principais propostas: Recuperar a “Nova Ferroeste”, impedindo sua privatização e promovendo a revisão do projeto de traçado proposto com o objetivo de transportar pessoas e cargas, atendendo aos interesses da classe trabalhadora e protegendo as comunidades da região da Serra do Mar. Reestatização da SIX – Unidade de Industrialização do Xisto. Reabertura da FAFEN – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – e readmissão dos ex-trabalhadores da fábrica. Reestatização da Copel Telecom. Criação de uma Companhia Estadual de Construção Civil estimulando a geração de empregos e permitindo o avanço em obras públicas de pequeno e grande porte, com a adoção de um programa de obras públicas de saneamento, habitação, de reforma de escolas e hospitais. Equipes para atendimento ao parto domiciliar com enfermeiras obstétricas, além da criação de casas de parto para gestantes também de baixo risco. Regulamentar a profissão de doulas e promover adequado modelo de assistência obstétrica para que a gestação, o parto e o puerpério sejam respeitosos e humanizados, prezando pela saúde materno-infantil. Garantir a realização do aborto legal nos hospitais públicos, sem constrangimento ou qualquer criminalização da interrupção da gestação.

Leia na íntegra o Programa do PCB Paraná:

https://drive.google.com/file/d/1RKydupZRrqE0MymO3q9D3moi1_bPcMgq/view?fbclid=IwAR1Ifdi-wT917DAC2qQlkYMrwyuwYRyzSfc0jH46xQcMPVVHo9DKXWulMjg

 

 

Contatos:

https://instagram.com/vivimottapcb

https://facebook.com/pcbparana

https://instagram.com/pcbparana

Deputad@s federais: Professor Thiago Ferraiol 2100 e Vanessa Cristina 2121

 

# MESSALLA E CANABARRO 21 PARA O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL #

Carlos Messalla é trabalhador dos Correios e militante da Unidade Classista RS. Seu vice é Edson Canabarro, servidor público aposentado e ex-integrante do Comitê Central do PCB. Em seu programa de governo defendem:

Reforma Agrária e criação de cooperativas agrícolas. Priorizar produtos da agricultura popular nas compras pelo poder público para fornecimento às redes escolares, hospitalares e restaurantes populares, estabelecendo parcerias com movimentos populares como o MST e o MPA, bem como formas coletivas e estatais de propriedade da terra, apoiadas por políticas de infraestrutura, crédito, apoio técnico, armazenagem e transporte de produtos para atendimento às necessidades da população.Respeito à autodeterminação dos povos indígenas e seus territórios, com diálogos e deliberações construídas diretamente com as lideranças indígenas. Apoio à demarcação de todas terras indígenas e titulação dos territórios quilombolas. Promoção da memória quilombola e turismo nas comunidades remanescentes de quilombos.

Campanhas para erradicação do analfabetismo, inclusive o funcional, especialmente nas regiões de maior desigualdade. Universalização do Ensino: programa “de volta à escola”, para que 100% da população de 6 a 17 anos esteja na escola, bem como 100% da população maior de 18 anos detenha ensino fundamental completo.

Política permanente de combate a todas as formas de opressão (como o machismo, o racismo e a LGBTfobia).

 

Leia o Programa completo em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/RS/546/candidatos/918054/5_1660494620432.pdf

Contatos:

https://instagram.com/carlosmessalla

https://www.facebook.com/CarlosMessalla

https://www.instagram.com/partidaors/

https://www.facebook.com/PCBRS

 

Deputada federal: Juh Guerra 2121

Deputado estadual: Leo Silvestrin 21021

Categoria
Tag