Declaração do TKP (Partido Comunista da Turquia)
Não serão capazes de difamar a justa resistência do povo palestino
Logo após a operação de Gaza contra Israel, ocorrida em 07/10, a mídia burguesa disseminou propaganda a favor do governo sionista, e os centros imperialistas hipócritas têm produzido mensagens, uma atrás da outra, divulgando declarações de solidariedade a Israel.
Parem de fingir que se chegou a esta situação de repente. Que ninguém finja que a violência na região é algo totalmente novo e nunca visto.
A perseguição e opressão sistemáticas aos palestinos, cujas terras são ocupadas pelo exército de Israel e por colonos israelenses, vêm acontecendo há décadas. Ao longo dessas décadas, o povo palestino enfrentou repetidamente deslocações forçadas; aqueles que resistiram foram submetidos a todas as formas de violência severa alimentadas pelo racismo; ataques terrestres e ataques aéreos tentaram sufocar e exterminar um povo.
Seus autores fracassaram.
No entanto, os agentes imperialistas que apoiaram e promoveram massacres contra o povo palestino durante todo esse tempo usando o pretexto do “direito de autodefesa de Israel”, de repente lembraram-se da “paz”, quando o povo palestino se levantou resistindo.
Sim, esta região merece uma verdadeira paz. E, sim, a paz é necessária para pôr fim completo a esta situação, independentemente de quem sofreu as perdas. A sinceridade dos comunistas nesta questão não deve ser posta em causa, apoiando-se na hipocrisia dos imperialistas, que fecham os olhos ao valor da vida humana quando se trata dos palestinos e agem com falsa sensibilidade quando acontece o contrário. Os comunistas em Israel estão dando uma lição importante a este respeito, afirmando corajosamente que a política de ocupação do Estado israelense é responsável por tudo o que está acontecendo.
O povo palestino luta pela sua existência e, enquanto esta luta não culminar na criação de um Estado palestino independente e soberano, as ações do povo palestino continuarão a ser legítimas. A única maneira de essa luta resultar em uma paz duradoura é através de uma luta consistente contra o imperialismo.
É óbvio que o Hamas, que apenas enfrenta Israel sem se posicionar contra o imperialismo e as suas políticas regionais como um todo, em cuja dinâmica fundadora se discute o possível papel de Israel, e que não representa a possibilidade de vincular a resistência do povo palestino a um projeto social progressista devido ao seu caráter político e de classe, não pode encarregar-se dessa luta. É precisamente por esta razão que a resistência incessante do povo palestino apela a todas as forças de esquerda de caráter anti-imperialista e secular para que defendam uma paz duradoura na região.
O imperialismo e os ocupantes certamente perderão!
A justa resistência do povo palestino vencerá!
Partido Comunista da Turquia
Comitê Central
Fonte: TKP Central Committee states: “They won’t be able to defame the righteous resistance of the Palestinian people” – Türkiye Komünist Partisi
Tradução: Partido Comunista Brasileiro – PCB