Saudações à Conferência Política do PCB

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Ao Partido Comunista Brasileiro
Lisboa, 29 de Maio de 2024

Estimados camaradas,

Por ocasião da realização da Conferência Política Nacional do PCB, enviamos-vos as fraternais saudações dos comunistas portugueses, formulando votos de sucesso aos seus trabalhos. A vossa Conferência realiza-se num contexto internacional complexo e extremamente exigente para as forças revolucionárias e progressistas que, por todo o mundo, se confrontam com grandes desafios e, tantas vezes, enfrentam o agravamento da exploração e o ataque aos direitos, o militarismo e a guerra, o ataque a liberdades e à democracia, o anticomunismo e a promoção de concepções e projetos antidemocráticos, reacionários e fascistas.

O genocídio do povo palestino por parte de Israel, que conta com a cumplicidade e o apoio dos EUA e da UE; a dramática e perigosa situação criada no Leste da Europa, com os EUA, a OTAN e a UE a instigarem a escalada armamentista e o prolongamento da guerra na Ucrânia e a boicotarem as iniciativas que visam uma solução política para o conflito e a segurança colectiva no continente europeu; a deriva militarista da UE e a sua submissão à estratégia de insistência na imposição do domínio hegemónico do imperialismo norte-americano; a agressão aos países e povos que afirmam a sua soberania e direito ao desenvolvimento, não se subordinando aos ditames do imperialismo; a escalada de confrontação visando a China – são motivo da maior inquietação e exigem a mais ampla mobilização e luta das forças amantes da paz e anti-imperialistas.

No entanto, a realidade está a demonstrar que, apesar dos imensos meios de que dispõe, o imperialismo não tem as mãos livres para impor os seus objetivos. A crise estrutural do capitalismo está a manifestar-se em múltiplos e significativos planos. Continua em desenvolvimento um processo de rearrumação de forças no plano mundial desfavorável aos intentos do imperialismo. Sob as formas mais diversas e com objetivos imediatos diversificados prossegue a luta e resistência dos povos em defesa da sua soberania e dos seus direitos, incluindo na América Latina e Caraíbas, de que Cuba é um exemplo.

Na consideração do PCP há razões para confiar em que, persistindo na luta e com o reforço movimento comunista e revolucionário internacional e da solidariedade e cooperação no seu seio, assim como com a construção de uma ampla frente anti-imperialista, será possível derrotar os que apostam no fascismo e na guerra e avançar pelo caminho da paz e do progresso social.

Em Portugal, é com esta confiança que o PCP, fazendo frente à campanha anticomunista, persiste na luta em defesa dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo português, pela ruptura com a política de direita e por uma alternativa patriótica e de esquerda que abra caminho a uma democracia avançada com os Valores da Revolução de Abril, pelo socialismo.

Reiterando os melhores votos de sucesso à vossa Conferência Política Nacional, reafirmamos a nossa vontade em prosseguir as relações bilaterais entre o PCP e PCB.

Seção Internacional do Partido Comunista Português

PARTIDO COMUNISTA DA SUAZILÂNDIA

Mensagem ao Partido Comunista Brasileiro em sua Conferência Política Nacional

O Partido Comunista da Suazilândia (CPS) transmite suas saudações revolucionárias a todos os delegados participantes da Conferência Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O CPS expressa a sua solidariedade com o PCB enquanto continua a construir a unidade entre a classe trabalhadora brasileira contra o sistema capitalista.

Sabemos que a Conferência do PCB acontece em meio a uma situação difícil, com a força do seu partido sendo atacada por forças de reação. A causa da paz e do socialismo está de fato repleta de tais dificuldades, e desejamos-vos força e confiança para que emerjam mais unidos e mais fortes após a vossa Conferência. O grande trabalho que o PCB fez durante toda a sua vida para unir a classe trabalhadora no Brasil e contribuir para a luta global da classe trabalhadora contra o imperialismo nos dá esperança de que o povo do Brasil será capaz de tomar o poder em suas próprias mãos, e não mais terá que sofrer os perigos da agressão imperialista no seu país.

Enquanto o PCB realiza a sua Conferência no fim de semana, também realizaremos simultaneamente a nossa própria 8ª Conferência Nacional para rever o ano e fortalecer-nos para a luta. Apelamos aos nossos dois partidos para que reforcem as relações entre si enquanto procuramos construir a solidariedade internacional. Ficaríamos felizes em participar em compromissos bilaterais à medida que continuamos a luta contra o capitalismo nos nossos respectivos países, bem como contra o imperialismo.

Desejamos muito sucesso à Conferência Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro. Viva a solidariedade internacional! Avante para o Socialismo! Saudações Comunistas,

Thokozane Kenneth Kunene – Secretário Geral do PCS

Message to the Brazilian Communist Party on its National Political Conference The Communist Party of Swaziland (CPS) conveys its revolutionary greetings to all the delegates participating in the National Political Conference of the Brazilian Communist Party (PCB). The CPS pledges its solidarity with the PCB as it continues to build unity among the Brazilian working class against the capitalist system.

We are aware that the PCB’s Conference takes place amid a difficult situation with the strength of your party being attacked by forces of reaction. The cause of peace and socialism is indeed littered with such difficulties, and we wish you strength and trust that you will emerge more united and stronger after your Conference. The great work that the PCB has done its entire life to unite the working class in Brazil and contribute to the global working-class struggle against imperialism gives us hope that the people of Brazil will be able to take power into their own hands, and no longer have to suffer
the perils of imperialist aggression in their country.

As the PCB holds its Conference over the weekend, we will also be simultaneously holding our own 8th National Conference to review the year and strengthen ourselves for the struggle. We call upon our two parties to strengthen relations between themselves as we seek to build international solidarity. We would be happy to engage in bilateral engagements as we continue the fight against capitalism in our respective countries as well against imperialism.

We wish great success to the National Political Conference of the Brazilian Communist Party.

Long live international solidarity! Forward to Socialism!

Communist Regards
_________________________
Thokozane Kenneth Kunene – CPS General Secretary
CPS 5th Congress Central Committee

Partido Comunista da Noruega

Ao Partido Comunista Brasileiro:
Os melhores desejos para a sua Conferência Política Nacional (de 30/05 a 02/06) e à luta por liberdade, paz, progresso social e socialismo.

Do Partido Comunista da Noruega

Brazilian Communist Party
Best whishes for your National Political Conference 30/5 – 2/6, and the struggle for freedom, peace, social progress and socialism.

For the Communist Party of Norway
Runa Evensen
Chairperson
Birgit Skjæret
International secretary

Embaixada da República Socialista do Vietnã

A Embaixada da República Socialista do Vietnã apresenta seus cumprimentos ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, no contexto da Conferência Política do PCB, que acontece em Fortaleza entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2024, tem a honra de encaminhar a Carta do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, que parabeniza o PCB pela realização da Conferência.

A Embaixada da República Socialista do Vietnã aproveita a oportunidade para apresentar ao Partido Comunista Brasileiro os protestos de sua mais alta consideração.

Brasília, 15 de maio de 2024.