COMPROMISSO do GALO VERMELHO

Votar com o PCV é a expressão clara em favor do aprofundamento revolucionário

A opção revolucionária é o Partido Comunista da Venezuela

Caracas, 19 mar. 2013, Tribuna Popular TP.- O Partido Comunista da Venezuela (PCV) tem clareza sobre a necessidade de consolidar e aprofundar o processo de libertação e independência nacional, abrindo o caminho para a perspectiva de avanço à construção da sociedade socialista, pela qual vem sendo convocado a apoiar a candidatura presidencial de Nicolás Maduro em 14 de abril.

O PCV, consciente de que sua firme trajetória e suas consequentes posturas são uma referência moral, coloca à disposição das e dos trabalhadores, do camponês, da juventude, das mulheres, da intelectualidade revolucionária e o povo em geral, a Cédula do Galo Vermelho como a opção para expressar-se revolucionariamente com o objetivo de avançar na transformação profunda de nossa sociedade.

Existem diversos setores que se sentem representados nos pronunciamentos e posições do PCV, tanto aqueles que se mantêm ativos – esperançosos e sinceramente crentes no processo revolucionário venezuelano –, e que são receptivos ante a mensagem de uma organização clara e sólida que propõe o aprofundamento do processo.

Porém, também aqueles que acumularam – por falta de um critério estratégico do processo – um nível de descontentamento, frustração e desânimo que os leva à desmobilização e à incredulidade, mas que são receptivos diante da mensagem de uma organização séria e coerente ideológica e politicamente, que signifique uma mensagem crítica e propositiva.

A Política Eleitoral do PCV traça a meta de que “A ação central da campanha comunista deve ser o contato direto, o debate fraterno e esclarecedor nos centros de trabalho, nos centros de estudo, nas comunidades com as e os vizinhos, explicando os objetivos, as conquistas, as deficiências e as contradições no Executivo nacional”, com o objetivo de obter um voto consciente e organizado, com a finalidade de elevar o papel da classe operária e do povo trabalhador no processo político e social venezuelano.

Neste sentido, o PCV reafirmou as propostas políticas que defendeu nas eleições de 7 de outubro e que representam o compromisso com o qual apresenta com a Cédula do Galo Vermelho, assumindo que tem como qualidade particular o fato de votar em Nicolás Maduro neste histórico símbolo de combate:

Para continuar lutando e vencendo, VOTE GALO VERMELHO:

  • Para expressar o compromisso consciente das massas trabalhadoras do campo e da cidade com a organização e a ação classista revolucionária, autônoma, crítica e propositiva representada pelo PCV.
  • Para avançar na acumulação de força popular revolucionária, com a Classe Operária e o povo trabalhador na vanguarda frente à burguesia e ao sistema capitalista de exploração, e abrir-lhe reais perspectivas à construção do Socialismo.
  • Para o aprofundamento revolucionário do processo democrático, participativo e progressista, iniciado em 1998, mediante o crescimento do Poder Popular como base do novo Estado.
  • Para fortalecer a luta, nas ruas e nos centros laborais públicos e privados, pela defesa irrestrita dos direitos da Classe Operária e do povo trabalhador, e por um modelo de gestão baseado no Controle Operário e social sobre a produção, administração e distribuição de bens e serviços.
  • Para continuar construindo os Conselhos Socialistas de Trabalhadores e Trabalhadoras, e alcançar a aprovação de sua Lei Especial, que fortaleça o combate contra os vícios inerentes à sociedade capitalista: corrupção, burocratismo, exploração, desemprego e pobreza.
  • Para consolidar a participação protagonista, real e efetiva, no controle social da gestão de governo e das políticas de Estado, mediante a conscientização, organização e mobilização de todo o povo.
  • Para permanecer impulsionando uma política de ampla unidade patriótica, social e política, que garanta seguir o caminho do desenvolvimento independente, a industrialização com soberania e uma economia diversificada, para romper definitivamente os laços da dominação imperialista.
  • Para continuar promovendo a nacionalização e socialização do sistema bancário e financeiro, assim como a reforma integral do sistema tributário, com a eliminação do IVA, elevação do pagamento de impostos dos grandes capitais e dos súbitos lucros.
  • Para impulsionar a formação do Sistema Único Nacional de Saúde, regido pelos princípios da gratuidade, universalidade, integralidade, equidade, integração social e solidariedade.
  • Para que se mantenha, desenvolvam e aprofundem os laços e mecanismos de unidade, colaboração, solidariedade e complementaridade latino-americana e caribenha, respaldando as mudanças progressistas na correlação de forças a nível mundial.

PCV, pelo aprofundamento revolucionário!

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)