COMISSÃO VAI RECONSTRUIR A MEMÓRIA DA CHACINA DOS 4 As, EM 1950, EM LIVRAMENTO (RS)

Em 24 de setembro de 1950 , trabalhadores do Frigorifico Swift Armour eram assassinados no Parque Internacional, por estarem apenas exercendo as liberdades democráticas, lutando por seus direitos.

Quatro trabalhadores foram fuzilados pelo braço armado do capitalismo: Aladin Rossales, Aristides Correa Leite, Abdias da Rocha e Ary Kullman, todos militantes do PCB. Em razão da coincidência das iniciais de seus nomes, o episódio ficou conhecido como a Chacina dos 4 As.

Os feridos Helio Santana, Hugo Nequessanrt e Lucio Soares Neto foram salvos pela solidariedade de integrantes do Partido Comunista Uruguaio, que os acolheu no pais vizinho.

Foi formada recentemente uma Comissão para reconstruir a memória desse acontecimento, composta por (vide fotos, da esquerda para a direita) Nelson-PCU, Luiz Carlos Lopez – Presidente da Frente Ampla – Rivera , Lina Bisio – Professora de História – Livramento, Adriana Cocco – Maestra Rivera , Nestor Chavez – Jornalista, Sergio Alves – PCU e filho do sobrevivente Helio Santana e Oneider Vargas – Partido Comunista Brasileiro .

Esta Comissão, além de reconstruir a memória, convida a todos a participarem de diversas atividades acadêmicas e populares que serão promovidas, culminando com um ato público a ser realizado em setembro no Parque internacional.