Comunistas venezuelanos repudiam declarações de ingerência de Obama

Caracas, 6 mai. 2013, Tribuna Popular TP.- O Partido Comunista da Venezuela (PCV) repudiou hoje toda classe de intervencionismo exterior nos assuntos do país, ao criticar a ingerência nas declarações emitidas, na sexta-feira passada, pelo presidente estadunidense Barack Obama.

Repudiamos as afirmações de Obama, disse o membro do Birô Político do PCV, Héctor Rodríguez, ao referir-se às declarações de Obama, que desconheceu a legitimidade do chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, eleito pela vontade popular, expressa nas eleições de 14 de abril passado.

Nesse sentido, Rodríguez manifestou que “a Venezuela constitui um dos principais objetivos do imperialismo dentro de seu plano de reconquista da América Latina, já que a região é o principal reservatório de recursos naturais, aos quais eles (os imperialistas) não estão dispostos a renunciar”.

A esse respeito, tais declarações de Obama são marcadas por este Plano imperialista, que tem por objetivo restabelecer seus domínio sobre nosso continente e, para isso, pretende liquidar o processo revolucionário de transformações que vive a Venezuela, denunciou o dirigente do PCV.

Além disso, disso, põem em evidência a estreita conexão que existe entre os planos da direita venezuelana e as estratégias levadas a cabo pelo imperialismo para alcançar o objetivo de descompor nossas forças e interromper a Revolução Bolivariana. Assim, acrescentou, recordamos umas declarações do derrotado ex-candidato presidencial opositor, Henrique Capriles, quando dizia que impugnava as eleições ante o Supremo Tribunal da Justiça por mero formalismo, já que acreditava que a solução viria do exterior e que forças e mecanismos estrangeiros decidiriam o futuro da Venezuela.

Diante de tal situação, conclamamos o povo a ter consciência da atuação da direita venezuelana e sua estreita relação com o poder econômico mundial e transnacional e com os planos de dominação do imperialismo norte-americano sobre nosso continente.

Igualmente, continuamos a defesa por nossa soberania e independência nacional para impedir toda forma de ingerência estrangeira de qualquer imperialismo ou intervenção estrangeira na Venezuela. Nós venezuelanos é que devemos, através de nossas instituições, resolver nossas diferenças e contradições, considerou.

Por outro lado, o PCV condenou os recentes ataques israelenses à Síria, nação que vive uma luta contra grupos de oposição armados, apoiados por países ocidentais.

Denunciamos esta agressão por parte das forças imperialistas contra a Síria e expressamos nossa solidariedade com esse povo irmão, disse Rodríguez ao Prensa Latina.

Fonte: Prensa Latina

Vídeo:  http://prensapcv.wordpress.com/2013/05/06/comunistas-venezolanos-rechazan-declaraciones-injerencistas-de-obama/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)