NO AMAPÁ, PCB LANÇA PRÉ-CANDIDATURA DE IVAN PINHEIRO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Inicialmente, Ivan Pinheiro reuniu-se com os dirigentes do PCB no Amapá, para avaliar a realidade do partido e dos mandatos no estado, de deputado estadual e vereador da capital, conquistados nas eleições de 2006 e 2008, com os camaradas Jorge e Nelson, respectivamente.

Em momento seguinte, participou de reunião ampliada que contou com a presença de dirigentes locais do partido, simpatizantes e amigos do PCB, incluindo educadores, estudantes e lideranças comunitárias. Dentre os diversos assuntos debatidos, Ivan Pinheiro fez um resumo histórico da trajetória do partido. Disse que desde a sua fundação em 1922 até os dias atuais, o partido viveu mais na ilegalidade e na clandestinidade do que na legalidade, o que lhe gerou muitos embaraços. Falou das lutas que o PCB esteve à frente, como as lutas trabalhistas e a criação da Petrobras. Comentou sobre os mandatos e parlamentares que o partido teve e suas conseqüentes cassações por força do arbítrio das ditaduras. As torturas, os exílios e assassinatos de seus militantes. E, finalmente, as dissidências históricas com o surgimento de partidos originários do PCB.

Ivan Pinheiro também concedeu uma coletiva de imprensa tendo como local o plenário da Câmara Municipal de Macapá e participou no estúdio da Radio Cidade, do programa jornalístico Tribuna da Cidade, com a participação do vereador do PCB, Nelson Souza.

No auditório da sede do PCB/AP, como coroamento de sua estada no Amapá, Ivan participou juntamente com parlamentares do partido e com centenas de pessoas do pré-lançamento de sua candidatura a presidente da república. Em seu pronunciamento, sempre muito aplaudido e com palavras de ordem da militância, a exemplo do que afirmara para a imprensa amapaense, assegurou que a candidatura a presidente do PCB, na verdade, é uma candidatura manifesto, anti-capitalista e anti-imperialista, que vai dizer ao povo brasileiro o que a polarização dos dois outros candidatos hegemônicos na mídia não dirá.

Finalmente, em relação às candidaturas a deputado federal e deputado estadual, que serão disputadas no Amapá pelo PCB, Ivan Pinheiro disse que elas terão uma atenção especial da direção nacional do partido.