IVAN PINHEIRO DESMORALIZOU FALSAS ACUSAÇÕES CONTRA ELE E O PARTIDO NA PARAÍBA

Nesta semana, foram veiculadas, em meios de informação da Paraíba, insinuações a respeito de suposta corrupção eleitoral praticada pelo Secretário Geral do PCB e atual candidato a Presidente da República, Ivan Pinheiro. Acusavam a ele e ao Partido de terem recebido dinheiro para cassar o mandato do ex-governador Cássio Cunha Lima.

A fonte das supostas denúncias seria o próprio candidato a Governador do PCB no Estado, Chico de Oliveira. Alguns portais divulgaram áudio com declarações dele.

Em seguida, em entrevista a um portal local, Chico de Oliveira assume como sua a voz da gravação, mas diz que estaria “brincando e fazendo ironia com o interlocutor que teria menosprezado sua condição de candidato ao Governo”. “O que eu disse (na gravação) foi uma ficção, uma ironia que fiz para ver se ele parava”.

Adversários do PCB passaram a veicular nacionalmente as denúncias, mas sem o desmentido do autor.

Mas mesmo a divulgação do desmentido não resolvia o problema, pois ainda gerava um natural clima de dúvidas em torno de alguém que mentia e desmentia em tão breve tempo.

Nesse quadro, a Comissão Política Nacional (CPN) do PCB adotou algumas medidas, entre as quais a ida do Secretário Geral do PCB a João Pessoa, para dar uma entrevista coletiva à imprensa, convocando o autor das denúncias a estar presente à coletiva.

A entrevista se deu ontem, na sede estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, que deu todo o suporte a Ivan Pinheiro, na qualidade de advogado.

Todos os meios de comunicação da Paraíba estiveram presentes. O Secretário Geral do PCB entregou-lhes um vasto dossiê registrando a atuação do PCB no episódio da cassação do ex-governador do Estado, deixando claro que o Partido jamais esteve a serviço do atual governador e que foi inclusive contra a sua posse.

Quando o TRE e depois o TSE cassaram o mandato do ex-governador e determinaram a posse ao segundo colocado (o atual governador), o PCB entrou nos dois Tribunais com recurso pedindo a realização de novas eleições gerais no Estado, como se verifica nos documentos aqui anexos.

De sua parte, Chico de Oliveira, reiterou que a denúncia não passou de uma ironia e desmentiu todo o conteúdo da primeira gravação, reiterando que suas opiniões estão no segundo áudio, em que desmentiu o primeiro.

Em seguida à entrevista, o Secretário Geral do PCB – acompanhado do Secretário Político do PCB na Paraíba, Gervásio Oliveira, e de três camaradas de Pernambuco, designados pelo Comitê Regional do PCB para acompanharem todos os passos de Ivan Pinheiro na Paraíba – entregou um documento no TRE paraibano (anexo 1), comunicando que a CPN do CC do PCB abriu um processo disciplinar contra Chico de Oliveira e suspendeu, a partir de ontem, a sua filiação partidária na justiça eleitoral local.

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2010

Edilson Gomes

Secretariado Nacional

Comissão Política Nacional

Partido Comunista Brasileiro


Vejam outros anexos:

2 – entrevista de 23/08/07;

3 – nota do PCB de 20/02/09;

4 – portal Política PB de hoje;

5 – portal WSCOM de hoje;

6 – portal Parlamento PB de hoje;

7 – petição.