PCV: Governo colombiano encabeça ofensiva pró-imperialista contra a América Latina

O ingresso à OTAN é uma ameaça à Paz continental

Pedro Eusse, membro do Birô Político do Partido Comunista da Venezuela (PCV)

O Partido Comunista solicita ao Governo Nacional que não abandone o acompanhamento realizado ao processo de paz desenvolvido pelo povo colombiano.

Caracas, 3 jun. 2013, Tribuna Popular TP.- O Birô Político do Partido Comunista da Venezuela (PCV), declarou hoje que o governo colombiano está comprometido com a contrarrevolução na América Latina e se colocou a serviço da reação pró-imperialista contra nossos povos.

“O governo colombiano é o governo da oligarquia pró-imperialista na América Latina e de aposta, pois só existem governos a serviço dos interesses dos capitais transnacionais”, assinalou Pedro Eusse, membro da direção nacional do PCV.

Dois fatos – segundo o PCV – mostram esta tendência declarada pelo governo oligárquico colombiano. Uma está relacionada à recepção ao ex-candidato presidencial da direita venezuelana e o recente anúncio de Santos de solicitar seu ingresso à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“A atenção dispensada ao candidato da direita pró-imperialista venezuelana, evidencia que o governo colombiano é um governo da oligarquia e está comprometido com a contrarrevolução no continente”, indicou o dirigente comunista.

Ingresso da Colômbia à OTAN é uma ameaça à Paz continental

Para os comunistas venezuelanos, o anúncio feito pelo presidente neogranadino de solicitar seu ingresso à OTAN é uma séria ameaça à paz do continente e aos povos. Os governos devem reagir fortemente frente a esta ameaça.

“O ingresso da Colômbia à OTAN é uma ameaça à paz, à estabilidade e à democracia no continente latino-americano e caribenho”, enfatizou o dirigente.

O dirigente recordou que a OTAN é uma organização político-militar e expressa os interesses do imperialismo europeu aliado aos estadunidenses. “É uma força de ofensiva militar que colocaria em risco a soberania e a paz de nossos povos”, destacou.

O PCV conclamou aos povos do mundo a iniciar uma ofensiva revolucionária, tendo em vista a consolidação e aprofundamento dos processos de transformações na América Latina.

O PCV pede ao governo nacional que não abandone o processo de paz na Colômbia

Para os comunistas, frente à ofensiva colombiana, abandonar o acompanhamento realizado pela Venezuela ao processo de paz na Colômbia não é uma resposta apropriada.

“Este processo é uma conquista do povo colombiano e é uma velha aspiração das forças revolucionárias e progressistas no continente, onde o Presidente Chávez promoveu contribuições muito importantes”, destacou o dirigente.

Vídeo: http://prensapcv.wordpress.com

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)