Quarta-feira sangrenta em Honduras: mais de 10 pessoas foram assassinadas

O Partido Libertad y Refundación, LIBRE, em meio à consternação absoluta pelo assassinato vil e covarde cometido contra a companheira SILVIA DE SARMIENTO, esposa de um dos dirigentes do nosso partido e da Frente Nacional de Resistência Popular no departamento (estado) de Olancho, o companheiro Ulises Sarmiento (conhecido como “Don Liche”), assim como o massacre de seus acompanhantes, aos nossos militantes, ao nosso povo, e à comunidade internacional, desejamos expressar o seguinte:

1. Condenamos energicamente esse bestial ato, cujas características claramente políticas afetam toda nossa sociedade colocando de relevo a inoperância dos operadores da justiça e segurança do Estado, os que se convertem em cúmplices por omissão flagrante, irresponsável e incapaz de controlar a sede de sangue de seres monstruosos formados para violar e cegar as vidas dos nossos irmãos.

2. O companheiro Ulises Sarmiento e sua família haviam advertido pessoalmente aos organismos de justiça e segurança do estado para estas ameaças de morte e eles não fizeram nada para protegê-los.

3. Rechaçamos categoricamente, por falsas e risíveis, as afirmações do estado que afirma haver obtido avanços na questão da segurança, enquanto os vampiros se fartam do sangue de inocentes assassinados, enquanto sequestram pessoas que nunca mais retornam a suas casas. Exigimos destes porta-vozes da manipulação e da morte que façam algo nos poucos meses que lhes restam à frente da nação.

4. À comunidade internacional, pedimos que observem com suma atenção ao genocídio a que nos tem conduzido por conta da demência de alguns grupos de criminosos sem pátria e sem valores que sequestraram nosso país desde o golpe de estado.

É tempo de reconhecer o heroísmo do povo hondurenho, que resiste pacificamente contra o controle absoluto da vida civil, á repressão, ao crime e a essa atitude sinistra destes setores da sociedade que se regozijam com o dantesco espetáculo da morte de milhares de nossos compatriotas.

Partido Libertad y Refundación “LIBRE” Tegucigalpa, 26 de junho de 2013

Tradução: PCB Partido Comunista Brasileiro