PCB SE REARTICULA NA BAHIA

Depois de um período de inatividade, o PCB se reorganizou neste fim de semana na Bahia, numa plenária estadual em Salvador, com a participação de camaradas da capital e de mais quatro municípios (Candeias, Feira de Santana, Itabuna e Paulo Afonso), além dos jovens que militam na União da Juventude Comunista (UJC) no Estado.

Numa demonstração das possibilidades do PCB entre a juventude revolucionária, a UJC já havia sido reconstruída antes do próprio Partido e teve um peso importante na sua rearticulação.

A plenária foi precedida de um debate sobre a atualidade do PCB, a partir de uma palestra de Ivan Pinheiro, Secretário Geral do PCB, presente em toda a jornada. Em outra palestra, o militante do PCB na Bahia, Sandro Santa Bárbara, discorreu sobre as recentes manifestações populares no Brasil.

Num ambiente unitário e combativo, a plenária elegeu uma comissão provisória, para dirigir o Partido até o Congresso Regional que será realizado de 22 a 24 de novembro, nos marcos do XV Congresso Nacional (abril de 2014). Entre as principais resoluções estão a instalação de uma sede do PCB em Salvador, a realização de um evento voltado para a juventude (Outubro Vermelho), a reorganização das bases e comitês municipais e a concentração de esforços nas frentes de massa orientadas pelo PCB (a UJC, a Unidade Classista e os Coletivos Ana Montenegro e Minervino de Oliveira).

O contato com camaradas dispersos em várias localidades da Bahia e o diálogo com militantes que vêm se aproximando do Partido no Estado podem ser feitos pelo endereço eletrônico bahiapcb@gmail.com.