Navarro é o pré-candidato do PCB a governador no Amzonas

Por decisão do comitê nacional do PCB, o microempresário Luiz Navarro vai disputar o Governo do Estado em outubro

O presidente estadual do PCB, Luiz Navarro, anunciou ontem que vai ser candidato a governador do Amazonas. Com ele, sobe para quatro o número de pré-candidatos. Já estão no páreo o governador Omar Aziz (PMN), o senador Alfredo Nascimento e o funcionário público Herbert Amazonas (PSTU).

A candidatura majoritária do Partidão foi decidida em encontro do Comitê Central, que ocorreu no último dia 03, no Rio de Janero. A orientação do Partido, segundo Navarro, é lançar o maior númro possível de candidatos nos estados para dar visibilidades às propostas dos comunistas.

Luiz Navarro que já disputou três eleições, a de 2006 para senador, a de 2008 para prefeito e outra na década de 80 para deputado federal, disse que não queria concorrer este ano por causa da escassez de recursos financeiros para a sua campanha. “A briga é grande e desigual. Um tem o cofre do Estado (Omar). Outro tem o cofre do Governo Federal (Alfredo). E nós não temos nenhum cofre”, avaliou o micro-empresário.

O PCB decidiu que vai concorrer sozinho para governador, mas pretende firmar coligação com o PSOL na corrida pelos cargos de deputado estadual e federal. A legenda também está disposta a pedir votos para o ex-senador Evandro Correia, pré-candidato ao Senado pelo PSOL “Ele é bem visto pelo PCB. É injustiçado. Suas colocações sobre o Amazonas precisam ser analisadas com mais atenção”, comentou Navarro.

Como colega de chapa, Luiz Navarro deve contar com a parceria do médico veterinário Francisco Pereira Castelo. A dobradinha comunista foi a mesma que participou da eleição para a Prefeitura de Manaus em 2008. “Ele vai ser o candidato a vice. A não ser que não aceite. Está conversando com a família, explicou o comunista.

Pelas contas do dirigente, o PCB no Amazonas possui 1,8 mil filiados. Mas o único diretório em funcionamento é o de Maneus. Dez diretórios do partido instalados em municípios do interior do Estado como Itacoatiara, Humaitá, Barreirinha, Tefé, Presidente Figueiredo foram dissolvidos em agosto de 2009. “Não foram orgânicos. Alguns tentaram negociar com partidos da direia”, disse o Secretário Político Regional do PCB.

A idéia era reunir os partidos da esquerda em um só bloco, PCB, PSTU e PSOL. Divergências internas impediram a aliança. O PSTU já anunciou pré-candidatura de Herbert Amazonas. O presidente estadual do PSOL, Gerson Medeiros, disse ontem que na quinta-feira o partido decide se vai lançar candidato.

Fonte: http://www.bancadigital.com.br/acriticaam/reader2/Default.aspx?pID=1&eID=658&lP=6&rP=7&lT=page