MAIS EVIDÊNCIAS SOBRE O CARÁTER TERRORISTA DA VIOLÊNCIA NA VENEZUELA

Caracas, 3/abril/2014, Tribuna Popular TP.- Novas evidências foram apresentadas pelo governo venezuelano que apontam, hoje, o caráter terrorista das ações de grupos de choque da ultradireita com objetivos desestabilizadores.

O ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela, Miguel Rodríguez, descartou que as ações violentas possam ser qualificadas como protestos pacíficos, como de maneira reiterada a oposição pretende apresentá-las.

Como exemplo disso, o ministro informou sobre a captura, em Baruta, estado de Miranda, de dois cidadãos venezuelanos de ascendência libanesa, que circulavam em um veículo blindado no qual foram encontradas armas de fogo, cartuchos, coletes a prova de balas, máscaras anti-gás, granadas e celulares, um deles com comunicação via satélite, entre outros objetos.

Também revelou a detenção a leste de Caracas de uma mulher por portar três armas de fogo caseiras altamente letais; enquanto em São Cristovão, estado de Táchira, foi aprendido um dos líderes das ações violentas, Gabriel Reyes, sobre quem existe um alerta vermelho da Interpol por delitos de narcotráfico.

De outro lado, o ministro venezuelano de Moradia e Habitat, Ricardo Molina, também definiu como ato terrorista o incêndio provocado com bombas molotov na sede desse organismo em Chacao, onde se contabilizaram perdas milionárias e, pior ainda, se colocou em risco a vida de mais de mil trabalhadores.

No imóvel existe uma creche para os filhos dos funcionários e onde se encontravam no momento do ataque 89 crianças de seis meses a cinco anos de idade, três deles tiveram que receber oxigênio.

Por essas e por outras ações no território Baruta, há 30 pessoas detidas.

Também, na véspera, o chefe do Comando Estratégico Operacional, Vladimir Padrino López, informou sobre o enfrentamento entre a Força Armada Nacional Bolivariana e presumidos paramilitares no estado de Táchira, com um saldo de um colombiano morto e 14 detidos.

Original disponível em: http://prensapcv.wordpress.com/2014/04/03/mas-evidencias-sobre-el-caracter-terrorista-de-la-violencia-en-venezuela/#more-6351

TRADUÇÃO: PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB)