Sem Cuba não terá Cúpula das Américas, afirma Equador

O chanceler Ricardo Patiño reiterou a posição de seu país a respeito da participação cubana no encontro do Panamá-2015

REDAÇÃO CENTRAL 11/06/2014

Ricardo Patiño

Ministro de Exteriores do Equador, Ricardo Patiño

O Equador deixou clara, nesta quarta-feira, sua posição de repúdio a respeito da eventual exclusão de Cuba – como aconteceu até agora – da Cúpula das Américas no Panamá, em 2015.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, assegurou que não haverá Cúpula sem Cuba, uma participação que, tampouco, poderá ser objeto de alguma restrição.

Patiño afirmou que sobre esse assunto, existe um consenso regional sobre a participação cubana, evidenciado na convocatória da União das Nações Sul-americanas celebrada nas ilhas equatorianas de Galápagos e na reunião da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, realizada no Paraguai.

“Não existirão exclusões nesta Cúpula das Américas e me refiro particularmente ao caso de Cuba, como, tampouco, estamos de acordo com que se imponham limitações ou condicionamentos a sua assistência”, expressou em coletiva de imprensa em Quito.

Patiño reiterou que essa postura não é apenas equatoriana, mas de toda região, e já foi conversada com as autoridades panamenhas, tanto do governo cessante como do novo governo.

Recentemente, o presidente equatoriano, Rafael Correa, ratificou que seu país não participará da Cúpula do Panamá caso Cuba não esteja presente, tal e como aconteceu no encontro anterior, na cidade colombiana de Cartagena, no ano passado.

“É inadmissível uma Cúpula das Américas sem Cuba, como era inadmissível uma Organização dos estados Americanos sem Cuba e isso não pode ser tolerado pela América Latina”, assegurou Correa.

“Por definição, não pode denominar-se Cúpula das Américas uma reunião da qual um país americano é intencional e injustificadamente relegado”, escreveu naquela ocasião.

“Decidi que, enquanto eu for Presidente da República do Equador, não voltarei a assistir nenhuma Cúpula das Américas até que se tomem as decisões exigidas pela Pátria Grande”, expressou.

Fonte: http://www.lavozdelsandinismo.com/internacionales/2014-06-11/sin-cuba-habra-cumbre-de-las-americas-afirma-ecuador/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)