Falecimento do companheiro Luis Corvalán

Com profunda dor, o Partido Comunista comunica ao povo do Chile e aos povos de países irmãos que deixou de existir nosso ex-secretário geral e ex-parlamentar, Luis Corvalán Lepe aos 94 anos de idade.

O destacado dirigente político havia nascido na cidade sulina de Tomé em setembro de 1916, professor primário, ingressou na militância no ano de 1932 e foi membro do Comitê Central do nosso coletivo desde o ano de 1950 e secretário geral de 1958 até 1989. Foi senador da República (1961-1969) pela 7a região de Ñuble e reeleito para o período de 1969, interrompido pelo golpe de 1973, representando Aconcagua e Valparaíso.

Foi perseguido, preso político e exilado pelo governo de Gabriel González Videla e pela ditadura de Augusto Pinochet; esta última o manteve preso na ilha Dawson, Ritoque e Tres Alamos até que foi libertado ante a grande pressão internacional.

Recebeu uma série de distinções internacionais, entre elas o Prêmio Lênin da Paz. Também escreveu “Ricardo Fonseca, combatente exemplar” (1971), “Santiago-Moscou-Santiago”, “De vivido e lutado” (1997), “O governo de Salvador Allende” (2003), “Os comunistas e a democracia” e atualmente estava completando suas memórias.

O companheiro Corvalán participou até poucas semanas nas atividades de nosso Partido, nas sessões plenárias do Comitê Central e no aniversário passado, 06 de junho, no Teatro Normandie. Na oportunidade, recebeu a medalha “Luis Emilio Recabaren”, máxima distinção que confere o Partido Comunista.

Nas últimas semanas esteve internado na clínica da Universidade Católica onde recebeu alta e permanecia em sua casa, rodeado de carinho dos seus entes queridos.

O Partido Comunista do Chile redobra a sua esposa e filhas que lhes acompanhamos na sua profunda dor. De acordo com a família, informaremos posteriormente o lugar do velório e o funeral de nosso companheiro.

PARTIDO COMUNISTA DO CHILE

Traduzido por Dario da Silva

Fonte www.pcchile.cl