Partido Comunista Libanês celebra 90 anos de luta

Estimados camaradas,

O Partido Comunista Libanês (PCL) celebrará seu 90º aniversário no dia 24 de outubro de 2014 no contexto de uma situação política crítica, de níveis regionais e internacionais, especialmente depois que forças do terrorismo tentaram ocupar parte do Líbano para tentar expandir seu projeto sectário enquanto que forças imperialistas estão movendo-se para criar uma aliança internacional sob o pretexto de “lutar contra o terrorismo”.

O PCL foi fundado por um grupo de operários e intelectuais revolucionários. Nessa época, o nome público do partido era “Partido Popular”, porque as autoridades coloniais francesas no Líbano e na Síria impediram o estabelecimento de partidos comunistas na região.

Desde a sua constituição, o PCL lutou contra o colonizador francês e esteve na linha de frente da luta até quando os colonizadores deixaram o Líbano. Ele também lutou para defender os direitos dos trabalhadores dentro dos sindicatos, lutando por suas demandas. Essas lutas levaram a aprovação da legislação trabalhista e do sistema de seguridade social. Na mesma época, o PCL organizou sindicatos que desempenharam importantes papéis contrapondo-se à autoridade da classe burguesa. Nessa trajetória de lutas, o PCL desempenhou um papel essencial na implementação dos direitos das mulheres libanesas ao voto e a concorrer a cargos políticos, ocorrida em 1953. Ele continua lutando para eliminar toda forma de discriminação entre homens e mulheres nas leis libanesas. O PCL também conseguiu impor ao Estado libanês o estabelecimento da educação pública como um dever, para que as crianças das famílias pobres pudessem ter acesso à educação. Alguns camaradas do partido tombaram como mártires no campo das lutas dos estudantes pelo estabelecimento da escola pública fundamental e da Universidade Libanesa (universidade pública).

Tendo estado nas linhas de frente na luta de classes patriótica e tendo lutado contra a ocupação francesa, o PCL também trabalhou liderando a luta contra o imperialismo e a ocupação sionista da Palestina. O PCL lutou contra as gangues de “Haganh” e “Ergon” em 1948 e fundou nos anos 60 do século XX a “Guarda Patriótica” para defender as vilas libanesas dos crimes sionistas que foram cometidos contra os habitantes civis. Também fundou as “Forças Al Ansar” em cooperação com outros partidos comunistas árabes para enfrentar os agressivos projetos de Israel e para apoiar a Resistência Palestina.

O PCL fundou a “Frente de Resistência Patriótica Libanesa” (LPRF) no dia 16 de setembro de 1982 contra a invasão israelense no Líbano. A Frente de Resistência Patriótica Libanesa libertou Beirute, capital do Líbano, do exército de ocupação, tendo também libertado a maioria dos territórios libaneses do mesmo. Muitos mártires do PCL tombaram nessa resistência libertária e ainda temos cadáveres de nossos mártires nas mãos do inimigo israelense. O PCL continua lutando para libertar o que resta de territórios ocupados no Líbano, alcançar o direito de retorno dos palestinos ao seu país e estabelecer seu estado patriótico e sua capital Jerusalém.

Associando a luta pela libertação nacional com a luta de classes, o PCL lançou a iniciativa de fundar o “Fórum da Esquerda Árabe” (ALF). Hoje, o ALF conta com 28 partidos membros de 11 países árabes. O ALF trabalha no desenvolvimento de insurreições populares árabes acumulando forças progressistas e democráticas capazes de estabelecer a hegemonia necessária para uma mudança interna democratizante.

Estimados camaradas,

Nesse grandioso momento para a história do nosso partido e do nosso povo, esperamos receber mensagens de solidariedade ao partido em sua luta por mudanças democráticas no Líbano, em sua luta contra os novos projetos do imperialismo especialmente o projeto do “Novo Oriente Médio”, em sua luta contra as violações diárias do sionismo à soberania nacional do Líbano e em sua luta contra todas as formas de territorialismo e do caos.

Dr. Marie Nassif-Debs

Delegada da Secretaria Geral do PCL

Responsável pelo Comitê de Relações Internacionais


Nota: O PCB já mandou calorosa e fraterna saudação aos militantes do Partido Comunista Libanês, para ser lida por ocasião da importante celebração.

PCB – Secretaria de Relações Internacionais

Categoria