Declaração Pública do PCV ante a nova agressão imperialista do governo dos Estados Unidos

O Birô do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela se reuniu hoje, 9 de março de 2015, para avaliar as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos da América do Norte, que atua como porta-voz das transnacionais, como porta-voz do imperialismo norte-americano e europeu, declarando a Venezuela como “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e política exterior dos Estados Unidos da América do Norte”.

Diante deste fato, o Partido Comunista da Venezuela, ao avaliar esta declaração, considera que a mesma é uma resposta soberba, agressiva, belicista, belicosa e provocadora do imperialismo norte-americano em defesa de seus lacaios internos, ante as medidas em defesa da soberania e da integridade da pátria adotadas pelo governo bolivariano, presidido pelo compatriota Nicolás Maduro.

Consideramos que esta declaração ou esta ordem executiva presidencial de Barack Obama significa uma reação do imperialismo frente à derrota sofrida por seus lacaios internos ante as decisões que o governo bolivariano, que o povo venezuelano, que os trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, que a Classe Operária da pátria de Bolívar vem tomando com relação às forças da reação, às forças da direita e da ultradireita fascista, que expressam os interesses do imperialismo norte-americano e europeu em nosso país.

O Partido Comunista da Venezuela repudia e condena esta declaração agressiva, intervencionista e de violação de todas as normas do Direito Internacional, que significam uma agressão direta à soberania, à autodeterminação e à independência do povo da Venezuela.

O PCV conclama o Movimento Mundial pela Paz, o movimento popular e revolucionário mundial, os Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo a fortalecerem e ampliarem a solidariedade ativa com o povo, com a Classe Operária, com a classe trabalhadora venezuelana da cidade e do campo, ante a agressiva ação intervencionista do imperialismo norte-americano.

O Partido Comunista da Venezuela, frente às ameaças imperialistas, frente à agressão do imperialismo norte-americano, insta o povo venezuelano, o povo de Bolívar à mais ampla unidade patriótica e popular, para aprofundar a unidade cívico-militar e derrotar qualquer tipo de ação do imperialismo contra nosso povo.

O Partido Comunista da Venezuela exorta todos os países latino-americanos, seus governos, as instâncias que integram os governos latino-americanos e do Caribe, a adotarem de maneira imediata medidas dirigidas a impedir que o golpe agressivo, que o golpe belicista, que a ação imperialista possa se concretizar em eventos de violência superiores aos que vem sendo realizados contra nosso povo, por mandato do imperialismo norte-americano e europeu.

O Partido Comunista da Venezuela insta o nosso povo, sua classe operária e sua classe trabalhadora da cidade e do campo, a seguirem lutando e a seguir vencendo.

A Pátria não se vende, a Pátria se Defende!

Birô Político do Comitê Central

Partido Comunista de Venezuela – PCV

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k48NiOkPHhw

Fontes: https://prensapcv.wordpress.com/2015/03/09/video-declaracion-publica-del-pcv-ante-nueva-agresion-imperialista-del-gobierno-de-eeuu/

http://www.solidnet.org/venezuela-communist-party-of-venezuela/cp-of-venezuela-declaracion-publica-del-pcv-ante-nueva-agresion-imperialista-del-gobierno-de-eeuu-es-de#Es

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)