DESDE A COLÔMBIA NA DEFESA DA REVOLUÇÃO BOLIVARIANA
“Os Estados Unidos parecem destinados pela providência a infestar a América de miséria em nome da liberdade” Simón Bolívar
O Movimento Político e Social Marcha Patriótica expressa sua defesa irrestrita ao processo bolivariano venezuelano, com o qual compartilhamos seu ideário independentista, anti-imperialista e sua causa humanista, inspiradas pelo libertador Simón Bolívar.
Solidarizarmo-nos com o povo e a revolução bolivariana, com seus ministros e em especial com o presidente Nicolás Maduro, ameaçados pela oligarquia local com a desestabilização, o desabastecimento e a tentativa permanente de golpe de Estado, evidenciados com a declaração de “emergência nacional” do governo dos Estados Unidos que é um escalamento na sua intervenção imperialista que ameaça com gerar uma guerra continental.
Sabemos das nefastas consequências de uma intervenção na Venezuela, a qual espairaria o ódio e a terrível força do complexo industrial-militar norte-americano sobre os governos populares triunfantes em boa parta do continente, como já o têm feito contra o povo colombiano trabalhador, indígena, afrodescendente e camponês. Os 65 anos de guerra provocados por essa intervenção, têm significado só pranto, miséria e dor para o nosso povo.
Sinalizamos que uma agressão contra a Venezuela poderia se converter em um episódio inefável que termine os esforços do processo de paz desenvolvidos em Havana entre o Governo e as FARC-EP. Lembramos o papel fundamental do governo venezuelano, liderado pelo comandante Hugo Chávez como facilitador da paz na Colômbia, esforços continuados com todo fervor pelo presidente Maduro. Em consequência, advertimos que a ofensiva norte-americana desatada contra a Venezuela coloca em risco a paz regional e supõe um cenário de guerra continental.
Colocamos a disposição os nossos modestos esforços, as nossas tribunas, e o potencial rebelde que inspira o nosso ideário e os milhares de braços laboriosos dos e das trabalhadoras que estamos construindo na Colômbia a segunda e definitiva independência.
Com o amor da pátria grande;
Bogotá, março 10 de 2015
Comissão de Relações Internacionais
Movimento Político e Social Marcha Patriótica