Venezuela: Combatentes patriotas ratificam a vontade de vencer com o Exército Escudo Bolivariano

Marcha Cívico-Militar em Caracas. Com atuação a partir deste sábado e pelos 10 próximos dez dias do Exército Nacional Escudo Bolivariano, o poder popular e a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) ratificam sua vontade de vencer, destacou o ministro para a Defesa, Vladimir Padrino López, ao oferecer declarações de Fuerte Tiuna, Caracas, onde dirigiu a ação cívico-militar em que participaram 80.000 soldados e 20.000 civis.

Explicou que estes “são exercícios que fortalecem a base, identificam mais o soldado com sua tarefa, com sua missão, com sua vontade de vencer”, manifestou.

Do exercício participaram soldados, trabalhadores, milicianos e porta-vozes comunitários, mobilizados após a agressão do governo dos Estados Unidos, cujo presidente, Barack Obama, assinou na segunda-feira passada uma ordem executiva que declara a Venezuela como uma “ameaça extraordinária e incomum à segurança nacional e política exterior estadunidense”.

Neste sentido, o general Padrino López apontou que “nós estamos na obrigação constitucional de garantir nossa independência, a soberania, a integridade de nossos espaços geográficos”, assinalou o ministro.

Indicou que, neste sábado, foram ativadas as sete Regiões Estratégicas de Desenvolvimento Integral (Redi), além das 24 Zonas de Desenvolvimento Integral (Zodi) e as Áreas de Defesa Integral, para colocar em marcha a estratégica de defesa do povo.

Padrino López afirmou que a Armada Bolivariana da Venezuela fará os exercícios no Golfo da Venezuela, enquanto a Infantaria da Marinha participará de outra prática no Puerto Cabello, estado Carabobo; outros serão em Amuay, Falcón, e em Apure.

O ministro explicou que estes exercícios têm como objetivo potencializar a defesa integral da nação, a qual está estabelecida no artigo 322 da Constituição Nacional, onde a segurança do país é responsabilidade do Estado, porém sua defesa corresponde a todos os venezuelanos.

“A defesa da pátria corresponde a todos os venezuelanos e ali deve incorporar-se a empresa privada, as instituições públicas, todas as instâncias do Governo e do Estado. E, também, o artigo 326 fala da corresponsabilidade em todos os assuntos da defesa da nação”, recordou.

Em transmissão da Venezoelana de Televisión, destacou que nestes exercícios participam os quatro componentes da FANB: Exército Nacional Bolivariano, Armada Bolivariana da Venezuela, Aviação Militar Bolivariana e a Guarda Nacional Bolivariana (GNB).

Práticas em todo o país

Na manhã deste sábado, aconteceu o exercício militar no estado de Anzoátegui, com a participação do corpo de combatentes de segurança marítima nas instalações da Bolivariana de Puertos (Bolipuertos), em Guanta.

Da mesma forma, em Sucre, civis e militares realizaram exercícios de exploração e controle de áreas na Base Naval Francisco Javier Gutiérrez.

Em Paraguaná, estado de Falcón, o corpo de combatentes da Refinaria de Petróleos da Venezuela e a Milícia Bolivariana participaram no exercício de segurança e defesa da empresa, a segunda maior do mundo.

Está previsto que, neste sábado, também se realizem manobras cívico-militares em Vargas, Mérida, Cojedes, Bolívar e Nueva Esparta.

Na terça-feira passada, o presidente da República, Nicolás Maduro, convocou o povo venezuelano a participar do Exército Nacional de Escudo Bolivariano, como mecanismo para definir os pontos de defesa ante qualquer agressão estadunidense contra a Venezuela.

“Faço o chamado mais sincero e profundo a toda Venezuela, a nossa FANB, exemplo de disciplina, coesão, conceito estratégico e capacidade operativa, a participar (…) em todos os estados, a incorporar-se e apoiar a FANB e a Milícia Nacional Bolivariana neste exercício necessário para marcar os pontos defensivos e para que a bota ianque nunca toque a nossa pátria”, conclamou o Presidente.

Vídeo Tele SUR: https://www.youtube.com/watch?v=1wXiGdEkl7I

Vídeo Ruptly TV: https://www.youtube.com/watch?v=c_1Uh1o6BTE

Vídeo Últimas Notícias: https://www.youtube.com/watch?v=c_1Uh1o6BTE

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/15/venezuela-combatientes-patriotas-ratifican-voluntad-de-vencer-con-ejercicio-escudo-bolivariano-videos/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)