“O envio de tropas dos EUA ao Peru é uma ofensiva militarista do imperialismo”

Os EUA usam a luta contra o narcotráfico como pretexto para enviar suas tropas ao Peru, apesar de seu verdadeiro objetivo ser ocupar posições estratégicas na região ante “uma eventual agressão bélica na América do Sul”, afirma Tany Valer, secretário do Partido Comunista do Peru.

“Chegou ao Peru um contingente militar dos EUA sob o pretexto de ajudar na luta contra o narcotráfico, quando na realidade é apenas mais uma desculpa para a ofensiva militarista permanente do imperialismo norte-americano que ameaça os povos do mundo, em especial a América Latina”, afirmou o secretário de Relações Internacional do Partido Comunista do Peru, Tany Valer, em uma entrevista á Radio Nacional da Venezuela (RNV).

Os EUA pretendem conservar sua presença militar e ocupar posições estratégicas na América Latina, advertiu Valer, “ante uma eventual agressão bélica na América do Sul a custa do povo peruano e sua soberania”, segundo explicou à RNV.

O político comunista peruano se referiu à decisão dos EUA de aumentar seu contingente militar no Peru de 125 para 3.200 soldados a partir de setembro próximo. Em sua avaliação, é uma prova do “entreguismo” do Governo do presidente Ollanta Humala e do Congresso peruano ao permitir a presença de forças “que nada tem a fazer em nosso país”.

Assim, Valer condenou “esta perigosa interferência estrangeira” e advertiu que nos próximos dias várias organizações sociais e políticas do país se mobilizarão para repudiá-la.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/25/el-envio-de-tropas-de-ee-uu-a-peru-es-una-ofensiva-militarista-del-imperialismo/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)