Marinha dos EUA criará força especial para América Latina com sede em Honduras
Resumen Latinoamericano/ 31/3/2015.- A nova unidade denominada “Força Tarefa de Propósito Especial Ar-Terra dos Marines-Sul” funcionará na base militar estadunidense em Comayagua, centro de Honduras, conhecida como Palmerola, onde se prevê a construção do novo aeroporto internacional da capital hondurenha. Estará pronta entre junho e novembro de 2015.
Apesar de seu reduzido tamanho (250 membros) em comparação com outras unidades, a que funcionará em Honduras disporá de poderosos recursos de guerra como o catamarã de alta velocidade JHSV Spearhead (navio de imagem) ou quatro helicópteros pesados CH-53E Super Stallion. Trata-se de uma unidade especial de resposta a crise ao estilo das criadas para a África, com sede em Morón, España.
Os marines estadunidense possuem pronta uma nova unidade denominada Special Purpose Marine Air-Ground Task Force-South ou SPMAGTF-South (Força Tarefa de Propósito Especial Ar-Terra de Marines-Sul) formada por 250 marines que estarão situados na base aérea de Soto Cano em Honduras.
É uma unidade especial de resposta a crise ao estilo das criadas para a África (com sede na base aérea espanhol de Morón, na Espanha) denominada Special Purpose Marine Air-Ground Task Force-Crsisis Response (SPMAGTF-CR) ou a SPMAGTF-CENT que operará no Oriente Médio.
As missões desta unidade serão a colaboração em treinamento com forças da região, missões de assistência humanitária ou operações antidroga.
Esta nova unidade alcançará a atividade entre junho e novembro e ainda que a origem das tropas que a formarão não seja conhecida, é previsível que procedam principalmente da Força Expedicionária de Marines número II (II MEF), com sede na Carolina do Norte.
De fato ainda será uma unidade baseada em terra. Espera-se que faça uso intensivo deste navio, o primeiro da classe JHSV (Joint High Speed Vessel), como transporte anfíbio intrateatro.
Na verdade, a missão principal desta nova família de navios é o transporte de tropas e meios, em alta velocidade, entre portos dentro de um teatro de operações, beneficiando-se de seu projeto derivado dos catamarãs civis. (J.N.G.)
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/31/marina-de-eeuu-creara-fuerza-especial-para-america-latina-con-sede-en-el-pais/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)