Declaração de Solidariedade ao Povo Venezuelano
Nós, Partidos Comunistas, Operários e Revolucionários de todo o mundo, manifestamos nosso contundente apoio e firme solidariedade ao povo venezuelano, ao Partido Comunista da Venezuela e ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, vítimas de uma nova escalada intervencionista do imperialismo norte-americano que violenta o direito de autodeterminação dos povos.
A “Ordem Executiva” assinada pelo presidente Barack Hussein Obama a apoiada pelos grupos do poder econômico dos EUA e Venezuela, na qual se declarou a situação na Venezuela como uma suposta “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e política exterior dos Estados Unidos”, representa um ato de provocação e intervenção que atenta contra a soberania, a autodeterminação e a Paz da República Bolivariana da Venezuela e de toda América Latina e Caribe.
Denunciamos que estas ações, no geral, estão orientadas a desestabilizar os avanços populares na região da América Latina e Caribe, especialmente contra o processo de mudanças na Venezuela, para recompor a hegemonia e controle geoestratégico dos EUA.
Nossos povos anseiam construir um caminho de desenvolvimento soberano e independente. Em contrapartida, o imperialismo é o promotor e executor de golpes de Estado, ocupações militares sangrentas e o maior violador de direitos humanos.
A Venezuela, junto aos povos da região, propõe que toda a América Latina e o Caribe sejam uma zona de paz, repudiando o uso de armas nucleares e exigindo a retirada das Bases militares norte-americanas.
São os Estados Unidos que têm rodeado os povos da América Latina e Caribe com armas de destruição massiva: 74 bases militares dos EUA apontam suas armas contra a América Latina e o Caribe, 13 destas bases rodeiam a Venezuela. Bilhões de dólares do narcotráfico e das finanças norte-americanas são desviados para financiar organizações, como a USAID e a NED, que fomentam e organizam grupos neofascistas desestabilizadores de governos democráticos e populares como o da Venezuela.
Enquanto os governos dos EUA e de seus aliados da OTAN – como resposta à crise do sistema capitalista mundial – favorecem a desregulamentação do emprego, os demissões massivas e a precarização dos direitos fundamentais, levando seus cidadãos à beira da miséria e da morte, na Venezuela se promoveu a reivindicação dos direitos políticos, sociais e econômicos das maiorias historicamente excluídas.
Com base nestas considerações, os Partidos Comunista Operários, Revolucionários, movimentos sociais e personalidades, abaixo-assinados acordamos:
– Expressar nossa plena e ativa solidariedade ao povo venezuelano, ao Partido Comunista da Venezuela e ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, vítimas de uma perigosa agressão por parte do governo dos EUA.
– Exigir a revogação do infame e intervencionista decreto assinado pelo presidente Barack Hussein Obama.
– Somamos à convocatória conjunta de um Dia de Ação Mundial em Solidariedade com a Venezuela, para o próximo 19 de abril, a se realizar em nossos países.
– Convocar os movimentos e organizações que aglutinam e representam a classe operária e o povo trabalhador para que, durante as Jornadas do 1° de Maio, demonstrem sua solidariedade militante com a Venezuela.
– Repudiar em cada um dos parlamentos, as moções e ações dirigidas contra a Venezuela e seu legítimo direito de autodeterminação.
Partido Comunista Alemão
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista de Bohemia y Moravia
Partido Comunista de Grécia
Partido Comunista dos Estados Unidos
Partido Comunista dos Povos de Espanha
Partido Comunista da Sérvia
Partido Comunista Libanês
Partido Comunista Peruano
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)