Governo do PCB se espelhará em Cuba, diz Camarada Leto
Candidato criticou a imprensa, as diferenças nos “valores” das campanhas, e o pouco tempo disponível do horário eleitoral gratuito.
Camarada Leto: “Investimento em educação previne o crime”.
O candidato do PCB ao Governo, Camarada Leto, irá administrar o Rio Grande do Norte tendo como exemplo Cuba. O comunista destacou três áreas em que irá se “espelhar” na ilha localizada ao norte do Mar do Caribe para desenvolver ações no Rio Grande do Norte: Saúde, Educação e Moradia.
Camarada Leto pretende aumentar os salários do professores em até R$ 3.500, e assim, como em Cuba, a educação será controlada pelo Estado e o ensino fundamental, médio e superior deverá ser gratuito e com qualidade para todos os cidadãos, sendo obrigatório até o 9º ano. Ele lembrou que o Sistema Único de Saúde foi copiado de Cuba e que lá funciona muito bem, por isso irá avaliar as ações de lá para se adequar a realidade local.
O candidato também comentou sobre as pesquisas de intenção de voto, a falta de representatividade do PCB nas casas legislativas e a elaboração do Plano de Governo da legenda.
Confira estes e outros assuntos nesta nova série de entrevistas do portal Nominuto.com realizada com os candidatos ao Governo do estado.
Nominuto – O Senhor é o mais antigo militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Rio Grande do Norte, porém a legenda não tem representatividade na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Natal. A falta de conhecimento da legenda não cria uma dificuldade para que os eleitores possam escolhê-lo no dia 3 de outubro?
Camarada Leto – A legenda foi fundada em março de 1922 e não é desconhecida do brasileiro, haja vista que em todas as lutas dos trabalhadores o PCB sempre se fez presente. Falar da historia do Brasil e não falar do PCB é uma contradição. No entanto, em 1962 o partido sofreu uma divisão com a fundação do PCdoB que saiu do PCB, e logo depois em 1992 a tentativa por um grupo liderado por Roberto Freire de liquidar totalmente o Partido. Esses dois golpes enfraqueceram-no, mas não liquidou. A fase atual é de reconstrução após o último golpe. O fato de você colocar que a legenda não é conhecida talvez se refira a idéia do PCB não participar de governos, como fazem outros partidos que não sobrevivem sem o amparo dos cargos comissionados. O PCB é um partido de militantes, portanto não nos intimida a falta de representatividade nas casas legislativas. A nossa candidatura antes de ser uma candidatura ao governo é uma tarefa partidária de reconstrução do Partido. A tal falta de conhecimento da legenda, se existir de fato, é prova do despreparo das escolas em formar mal seus alunos que sequer conhecem a história do Brasil.
Nominuto.com – Como foram as discussões para a elaboração do Plano de Governo do PCB? Os projetos correspondem com a viabilidade dos recursos e obras?
Camarada Leto – O PCB tem um plano construído nacionalmente com movimentos sociais, entidades de classe e o povo brasileiro. Para o RN tem algumas particularidades como todo estado tem as suas, mas o nosso objetivo é pôr em pratica a construção do poder popular rumo ao socialismo. O que pretendemos corresponde totalmente com sua viabilidade e com recursos que o RN detém. O problema do estado não é falta de recursos, mas de político com vergonha na cara que honre a palavra que dá em época de campanha. O povo dá prestigio, bons salários e o nome na história. O que eles dão em troca? Nada. Na época de campanha aparecem dizendo o que fizeram e o que não fizeram, como se isso fosse um favor ao povo de nosso Estado e que esse mesmo povo deve gratidão a eles. É simplesmente uma cretinice.
Nominuto.com – Nas últimas pesquisas de intenção de voto dos vários institutos contratados, o senhor ainda não conseguiu chegar a 1% da preferência do eleitorado. Tem se preocupado em mudar a estratégia de campanha para conquistar novos eleitores? O senhor acredita nesses resultados?
Camarada Leto – Não discuto números de pesquisa. Eles devem estar certos. Agora temos que entender que nossa democracia é exclusiva para benefícios das elites. Como podemos dizer que todos têm oportunidades iguais, se os nomes para disputa ao governo são colocados pela mídia burguesa anos antes do pleito, e disseminados subliminarmente todos os dias em formato pseudojornalístico para todos. Como explicar um partido ter 2 milhões de fundo partidário e outro não ter 10% desse valor? Como explicar que um partido tenha 10 minutos de propaganda eleitoral e outro 0,47 segundos?.
De quem são as TVs do RN? De quem são os jornais do RN? Quem está por trás de criticas e elogios a políticos nesses jornais? Existe democracia assim? Se o povo soubesse a resposta, os resultados das pesquisas seriam outros. Mas, como já dizia Che Guevara: “Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida”. Assim se resume a nossa campanha; não mudaremos, manteremos como estratégia a verdade dos fatos e o povo que decida a eleição.
Nominuto.com – Qual será o setor emergencial para a administração do Partido Comunista Brasileiro? Qual área terá prioridade na sua administração?
Camarada Leto – Três campos são de extrema importância para nós comunistas. Um é a educação. Nessa área conto com apoio de meu vice Roberto, que é formado em ciências sociais e pode contribuir muito. Acreditamos que investimento em educação previne o crime, o trafico de drogas e a violência. Além de dignificar o ser humano através do conhecimento. Não é possível que de 2005 até hoje o estado não tenha aberto concurso para professores. Há um déficit de pelo menos sete mil professores. Não é possível que o salário do professor seja o terceiro pior salário do país. As creches e escolas estão falidas. Um estado que investe mais em segurança pública, esquecendo a educação, constrói uma sociedade doente e aterrorizada pela idéia de ser roubada. Em um possível governo comunista, o professor terá salário equiparado ao dos professores de Brasília, que chega a quase R$ 3.500. Para se ter uma ideia, a educação em Cuba é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior deve ser gratuito a todos os cidadãos cubanos e obrigatório até o 9º ano. Antes da revolução havia índices de 24% de analfabetismo, hoje, esse índice é zero. Vamos fazer isso aqui no RN. A saúde é outra área que está sendo soterrada pelo descaso e a falta de compromisso dos poderosos. É humilhante saber que nosso estado possui um dos piores índices de saúde publica do país. É humilhante saber que o profissional de saúde (medico, enfermeiro e outros) possui um dos piores salários do país. Nós comunistas iremos resgatar a saúde publica do RN fazendo do estado a pequena Cuba. Pra se te ideia, em Cuba a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuita e funciona bem. O SUS foi copiado de Cuba. Lá funciona e aqui não, por quê? Outra área é moradia e reforma agrária. Fazendo novamente uma comparação, em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas.Temos que garantir às pessoas o direito a moradia digna e que o trabalhador rural possa sustentar sua família com suas próprias terras. Para isso, faremos um amplo trabalho de reforma agrária, onde desapropriaremos as terras improdutivas acima de 100 hectares para fins de reforma agrária.