Homenagem a Milton Barbosa – Medalha Dinarco Reis
Homenagem a Milton Barbosa – Medalha Dinarco Reis.
Desde o final dos anos de 1940, Milton Barbosa, conhecido carinhosamente como Miltinho, milita nas fileiras do PCB.
Metalúrgico, operário, sempre teve uma militância voltada ao mundo do trabalho, mas sempre se colocou independente do tempo e das circunstâncias, a serviço das tarefas que o partido o delegasse. Ativo militante na solidariedade internacional, no movimento sindical, e em qualquer trincheira de luta que fosse necessário dedicar seus esforços militantes.
Uma vida que se confunde com sua militância política, quaisquer que fossem as condições dessa militância, ao lado do partido esteve presente nos momentos de ilegalidade, de legalidade, semi legalidade, e nos rigores da clandestinidade da ditadura militar de 1964.
Durante os anos 1970 foi preso pelo criminoso regime ditatorial. Nem os rigores da prisão durante o regime militar foram capazes de enfraquecer sua convicção revolucionária.
Camarada Milton Barbosa foi um importante militante no processo da reconstrução revolucionária do PCB, tanto em sua ação militante como servindo de exemplo para todos os militantes desse Partido, um camarada que na prática traduz as palavras de Bertold Brecht onde este afirma “ Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há aqueles que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis” estas palavras de Bertolt Brecht se materializam em comunistas como Milton.
Em uma obra chamada Homens e coisas do Partido Comunista, Jorge Amado, então militante do PCB, falava sobre militantes do partido, e sem desmerecer ninguém, mas exaltando os que constroem o partido no dia a dia acertava da seguinte forma, as vezes é mais fácil morrer pela causa do que viver pela causa, pois muitas vezes, no calor da luta, nos lançamos nas trincheiras, contudo, as tarefas diárias, cotidianas de construções do partido, necessitam de uma forte convicção revolucionária. Camarada Milton Barbosa, Você é um desses camaradas. Um orgulho para o PCB e para todos os seus militantes.
Camarada Milton em você traduzimos nosso bradar, Fomos, Somos e Seremos Comunistas.