Contra a desestabilização da Venezuela. Por uma solução amistosa para os dois povos

(Nota Política do PCB)​

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB), diante dos acontecimentos na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, manifesta sua preocupação frente ​à escalada das tensões e apela para o diálogo, o respeito à autodeterminação dos povos, ao mesmo tempo em que condena as tentativas do imperialismo norte-americano e ​das oligarquias colombianas e venezuelanas no sentido de desestabilizar o governo da Venezuela.

A crise na fronteira entre os dois países é resultado tanto d​est​a ofensiva ​contra o governo venezuelano, ​como também de uma ordem social bárbara​,​ estruturada ao longo de várias décadas pelos sucessivos governos colombianos, o que fez com que milhares de pessoa​s​ buscassem refúgio do outro lado da fronteira para encontrar trabalho e melhorar suas condições de vida.
​Setores das oli​g​arquias dos dois países, incomodad​os com os diálogos de paz que estão sendo realizados em Havana, buscam desestabilizar o governo venezuelano, um dos maiores incentivadores do diálogo desde os tempos em que estava vivo o presidente Hugo Chávez, infiltrando paramilitares no interior da Venezuela para provocar o caos no País e desestabilizar o governo. Além disso, essas mesmas oligarquias incentivam e financiam o contrabando e a especulação com o dólar, visando desabastecer a Venezuela e fomentar o descontentamento popular.

A Comissão Política Nacional do PCB exige do governo colombiano o desmantelamento das estruturas paramilitares e o fim do contrabando de produtos da Venezuela e das provocações contra o governo de Nicolas Maduro. Ao mesmo tempo, esperamos que a atual iniciativa do governo bolivariano de enfrentar o paramilitarismo e a guerra econômica seja o marco de uma ofensiva para derrotar todas as sabotagens da oligarquia local e do imperialismo e criar as condições para a construção do poder popular e a radicalização do processo de mudanças no caminho ao socialismo.

Finalmente, o PCB reivindica a promoção de um diálogo que possa alcançar uma solução amistosa, pacífica e mutuamente vantajosa para os povos dos dois países.

CPN – Comissão Política Nacional
Partido Comunista Brasileiro

Categoria