Não às manobras militares “Trident Juncture 2015” da OTAN

imagemAnte o começo das manobras “Trident Juncture 2015”, o Comitê Central do PCPE quer expressar seu repúdio frontal às mesmas e sua total oposição à participação da Espanha nessa aliança terrorista e assassina que é a OTAN.

Estas manobras não só são mais um passo na já constante presença da OTAN na Espanha, mas que, sobretudo, pretendem ser uma nova demonstração de força da OTAN em um momento em que a competição e as rivalidades entre potências imperialistas se aprofundam, gerando novos e graves perigos para os povos de todo o mundo. A multiplicação das manobras militares de diferentes potências e de diferentes níveis é fonte de preocupação constante para uma organização internacionalista como o PCPE.

O governo de Mariano Rajoy, sem alterar o rumo mantido pelos sucessivos governos do capital em nosso país, aposta firmemente em um envolvimento cada vez maior da Espanha nas estruturas da OTAN, o que se traduz em uma maior presença de tropas estrangeiras em nosso país, na ampliação do uso de bases militares e em que a Espanha se converta em uma base estratégica para o controle do Mediterrâneo e do Norte da África por parte da OTAN, da UE e dos EUA.

Pretende-se utilizar o território espanhol como base para futuras intervenções e ingerências em países da África ou do Oriente Médio, e isso realizado em interesse e benefício dos grandes grupos monopolistas da União Europeia e dos Estados Unidos, que têm na OTAN seu braço armado para a defesa e promoção de seus interesses, contrários aos dos trabalhadores e dos povos, mediante a violência, a guerra e a destruição dos países agredidos.

Neste cenário, o Comitê Central do PCPE quer denunciar que a crise de refugiados que hoje estão vivendo vários países da União Europeia e de seu entorno é consequência direta das ações intervencionistas dos países membros da OTAN e da UE, entre outros, em países como a Síria, Líbia, Iraque ou Afeganistão. Enquanto os governos europeus negociam hipocritamente as quotas de refugiados, apoiam a desestabilização de seus países de origem e beneficiam o capital monopolista com novos fluxos de mão de obra barata, uma vez que buscam confrontar artificialmente a classe operária de uns países e de outros.

Opomo-nos frontalmente a que sejam destinados milhares de milhões de euros a exercícios ou operações militares tendentes à agressão contra países terceiros, enquanto sua população é condenada a um êxodo massivo que coloca em risco suas vidas.

Da mesma maneira, opomo-nos a que sejam mantidos os altos índices de gasto militar em nosso país enquanto amplos setores da classe operária e o povo trabalhador sofrem as consequências de cortes em setores básicos como a educação, a saúde ou os serviços sociais.

É necessário levantar um forte movimento popular contra a presença de tropas estrangeiras em nosso território, assim como a cessão de terra, mar e ar aos exércitos que invadem, assassinam, derrubam governos ou geram enormes movimentos migratórios.

Queremos que as mobilizações das próximas semanas sejam um sucesso e, para isso, chamamos a participação massiva nas mesmas da militância do PCPE e dos CJC, dos amigos e amigas do Partido e da Juventude, das organizações sociais e sindicais nas quais trabalhamos, para que se escute com clareza o repúdio às manobras militares, porém também a exigência de retirada unilateral de Espanha da OTAN e do resto das estruturas imperialistas e fechamento de todas as bases militares estrangeiras em nosso país.

É necessário recuperar a mobilização e a luta da campanha anti-OTAN dos anos 80. As lições extraídas do papel das organizações socialdemocratas e oportunistas de então devem nos permitir hoje dar passos efetivos na unificação de todo o povo frente à política de saqueio, destruição, assassinato e guerra a que nos condenam as potências imperialistas, especialmente a UE, a OTAN e os EUA, fazendo da luta contra a guerra imperialista uma luta sem quartel contra o sistema que a gera.

Madri, 4 de outubro de 2015

Fonte: http://www.pcpe.es/index.php/comite-central/item/2147484342-resolucion-del-comite-central-del-pcpe-ante-las-maniobras-trident-juncture-2015-de-la-otan

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria