Homenagem a Fanny Edelman

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) se associa a todo o povo argentino, aos militantes e dirigentes do PCA por ocasião desta justa homenagem a uma das mais valorosas heroínas do povo argentino, a camarada Fanny Edelman. Com mais de 70 anos de militância e próximo a completar 100 anos de vida, a camarada Fanny é um desses personagens lendários que enchem de orgulho os comunistas do mundo inteiro, por sua coerência, exemplo de vida e combatividade revolucionária.

Ao longo de sua militância, a camarada Fanny participou dos principais acontecimentos da lutas dos povos e, especialmente, do povo argentino no século XX, e continua firme em sua batalha pela emancipação humana. Voluntária nas Brigadas Internacionais da guerra civil espanhola, presidente da Federação Democráticas da Mulheres, reconhecida lutadora pelos direitos humanos na Argentina e dirigente do PCA, Fanny representa o que de mais generoso a espécie humana produziu no século XX.

Vivemos hoje um período complexo na história da humanidade, em que o capitalismo se encontra em uma grave crise, mais uma vez demonstrando sua inviabilidade histórica. Nesta batalha pelo derrubada do capitalismo, a vida inteira de lutas de Fanny Edelman é um exemplo não só para os combatentes comunistas, mas para as novas gerações de revolucionários que darão continuidade a luta de Fanny pela felicidade humana, pela sociedade comunista.

Desde o Brasil, o Comitê Central do PCB não só reitera seus laços de camaradagem com a presidente do PCA , seus dirigentes e militantes, como está confiante de que o socialismo é o futuro da humanidade, como diz Fanny Edelman: “O imperialismo, apesar de perverso e belicoso, não poderá frear a massa humana que se move em favor da libertação dos povos e dos oprimidos”.

Ivan Pinheiro – Secretário Geral do PCB

Edmilson Costa – Sec. de Relações Internacionais