Sobre o ataque sionista ao navio humanitário

DECLARAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA PALESTINO

O Partido Comunista Palestino expressa sua forte condenação ao ataque agressivo perpetrado pelas forças da ocupação sionista contra o navio “Hanzala”, enquanto este se dirigia à Faixa de Gaza em uma missão humanitária destinada a romper o bloqueio imposto ao nosso povo e levar ajuda e assistência aos habitantes do território, que sofrem com os horrores da guerra, da fome e da limpeza étnica.

Este ataque covarde revela mais uma vez a natureza criminosa da entidade sionista, que não hesita em atacar qualquer esforço humanitário ou de solidariedade com o nosso povo árabe palestino, mesmo que se trate de iniciativas civis e pacíficas. O ataque da ocupação ao “Hanzala” não é apenas a interceptação de um navio, mas uma tentativa de silenciar as vozes de solidariedade e obstruir todos aqueles que buscam expor suas políticas brutais ao mundo.

O Partido Comunista Palestino saúda calorosamente a participação de ativistas e solidários de diversos países, que desafiaram os perigos para expressar seu apoio ao povo palestino. Essa ampla participação demonstra claramente que a causa palestina não é uma questão local ou regional, mas uma causa internacional, que representa a luta dos povos por liberdade e justiça contra o colonialismo e o racismo.

O Partido também presta homenagem ao camarada combatente *Hatem Al-Awini*, membro do Gabinete Político do Partido Nacional Democrático Socialista (Al-Watad) da Tunísia, por seu notável papel na luta e por suas posições firmes em defesa da causa palestina, que emanam de um compromisso genuíno com as lutas dos povos e suas causas justas.

O Partido Comunista Palestino convoca todos e todas a intensificar a solidariedade internacional e a promover uma ampla campanha de pressão popular árabe e global para romper o bloqueio à Faixa de Gaza, responsabilizar a ocupação por seus crimes repetidos contra civis e enfrentar as tentativas de liquidar a causa palestina.

A continuação da ocupação e da agressão não deterá nossa marcha rumo à libertação nacional e ao retorno, nem nos fará desistir da luta por um Estado palestino independente e soberano em todo o território nacional, com Jerusalém unificada como capital, e pelo retorno dos refugiados de acordo com as resoluções da legalidade internacional.

Toda honra aos que se solidarizam com a Palestina!
Glória aos mártires e vitória aos povos em luta!

**Partido Comunista Palestino**
**28/07/2025**


*(Nota: Adaptações pontuais foram feitas para garantir fluidez em português, mantendo o tom político e o conteúdo original.)*