Partido Comunista da Venezuela – 80 anos de lutas
Camaradas:
Recebam uma saudação fraterna, combativa e internacionalista do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB), por ocasião do seu 80º. aniversário de lutas em defesa da classe operária, dos trabalhadores e do povo venezuelano.
São oito décadas de combate sem trégua contra o capital e as elites conservadoras, sempre buscando a perspectiva da sociedade socialista, trajetória na qual o PCV pagou muito caro a sua ousadia de lutar pela emancipação dos trabalhadores.
Ao longo desse período, todos nós latinoamericanos nos orgulhamos da coerência, da combatividade e da defesa do marxismo-leninismo que sempre foram a marca do PCV. Por isso mesmo, o PCV produziu nestas oito décadas os maiores heróis e mártires da história contemporânea da Venezuela.
Gostaríamos de recordar que os nossos partidos têm o mesmo tronco histórico, o movimento comunista internacional, e a mesma trajetória de luta clandestina contra a tirania. Da mesma maneira, nossos partidos experimentaram todas as formas de luta e sempre se mantiveram leais às idéias da revolução socialista, única forma de emancipar os trabalhadores do jugo da opressão. Neste momento da história, nossos partidos também realizam grandes esforços para reconstruir o movimento comunista internacional, após os duros golpes que sofremos com a queda da URSS.
Camaradas, a Venezuela se encontra atualmente num processo revolucionário difícil, atacada permanente pelas forças conservadoras internas e pelo imperialismo norte-americano. Nesta conjuntura, o papel político desempenhado pelo PCV tem sido de fundamental importância para construir um pólo revolucionário que possa unir os trabalhadores e o povo para fazer avançar a revolução rumo ao socialismo.
Desde o Brasil, nós comunistas do PCB, irmãos internacionalistas do PCV, desejamos um futuro de muitas lutas e vitória para os trabalhadores venezuelanos e sua vanguarda, o Partido Comunista da Venezuela.
25 de fevereiro de 2011
Ivan Pinheiro – Secretário Geral do PCB
Edmilson Costa – Secretário de Relações Internacionais.