Todo apoio ao Bloco de Luta pelo Transporte Público de Porto Alegre

imagemComitê Regional do PCB – Rio Grande do Sul

No dia de hoje (21) vão a julgamento seis militantes do Bloco de Luta Pelo Transporte Público, indiciados por crimes que não cometeram nas jornadas de junho de 2013. Na época, a justiça autorizou busca e apreensão em suas casas, tendo a polícia apreendido bens pessoais como computadores e livros. As acusações são infundadas, escandalosamente*. Como pena, podem receber até 20 anos de prisão.

O Bloco de Lutas – uma frente política que ganhou a simpatia de milhares de trabalhadores porto-alegrenses lutando contra o aumento abusivo, e que conseguiu organizar, através de assembleias públicas, duas Leis de Iniciativa Popular para municipalizar o transporte e instaurar o Passe Livre – é descrita pela ação policial como “uma organização criminosa formada para a prática de depredações ao patrimônio público, furtos e agressões a policiais e manifestantes”.

Esta ação fez parte de uma tentativa covarde de desmobilizar os grandes movimentos de juventude e de trabalhadores que passaram a explodir no Brasil no último período, contra os desmontes dos setores públicos e medidas impopulares adotadas pelos governos. Ações similares a essa tem sido cada vez mais frequentes, como exemplificam a prisão do dirigente do MTST Guilherme Boulos, a já conhecida injusta e racista prisão do sem-teto Rafael Braga em 2013 e os relatos de perseguição e tortura sofrida pelos estudantes secundaristas que fizeram parte do movimento de ocupações no Rio Grande do Sul, São Paulo e em demais lugares do Brasil.

A despeito da perseguição, o Bloco de Luta pelo Transporte Público se mantém ativo em Porto Alegre, combatendo a máfia dos transportes, avançando na solidariedade aos rodoviários e aliando-se a outras lutas sociais de interesse do povo trabalhador, como contra o governo ilegítimo de Michel Temer e a mercantilização da saúde e dá educação.

Agora é hora de ampliar a rede de solidariedade a esses militantes que vão injustamente a julgamento, e fortalecer a bandeira contra a criminalização dos movimentos sociais e o terrorismo de Estado. Por isso, convidamos nossos simpatizantes a se somarem no Ato Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, que acontecerá ao meio-dia, com concentração no Prédio I do Foro Central de Porto Alegre, onde estará ocorrendo a audiência dos militantes.

Ir às ruas em manifestação contra os rumos de nosso país é um direito que todo brasileiro deveria ter. Infelizmente, os movimentos de esquerda seguem sendo duramente reprimidos. Ao mesmo tempo, os movimentos de direita são saudados pela grande mídia, financiados por corruptos e impulsionados pelos agentes estatais.

Todo apoio ao Bloco de Luta pelo Transporte Público em Porto Alegre!

Contra a criminalização dos movimentos sociais em todo o Brasil!

Evento do ato no Facebook: https://www.facebook.com/events/280613245689864/

*Leia mais em: http://esquerdaonline.com.br/2017/02/03/bloco-de-lutas-no-banco-dos-reus-mais-um-capitulo-da-perseguicao-politica-no-rs/