Por uma educação emancipadora: Todo apoio ao camarada Bruno Seabra!

imagemUJC de Petrópolis/RJ

Nos últimos dias, o professor Bruno Seabra está sofrendo ataques e ameaças por parte da extrema direita em Petrópolis, que estão acusando o professor e a escola de “doutrinação”. Isso aconteceu por conta de um exercício de produção de texto, o qual debatia questões sobre LGBTfobia e foi passado aos alunos do segundo ano do Colegio Alaor. Ora, discutir como diminuir os preconceitos no país que mais mata travestis e que tem um altíssimo índice de violência contra a população LGBT seria doutrinação ideológica por qual motivo? E ainda confundiram o tema a políticas “comunistas”.

O contexto do Brasil é grave, o golpe institucional que derrubou Dilma e levou o ilegítimo governo Temer ao executivo, deu uma maior margem a um campo político ultraconservador, que aprovou entre outras medidas reacionárias para educação e prejudiciais a classe trabalhadora, a reforma do ensino médio, que busca desmantelar o currículo educacional retirando matérias fundamentais para a compreensão da realidade e o senso critico. Além disso buscam ainda aprovar o escola sem partido, que é na verdade uma escola partidária do conservadorismo e da perseguição aos educadores do campo popular. Esses setores, não tem compromisso com a população ou com a juventude. O ódio deles contra comunistas, lgbts, progressistas e a programas sociais em geral dá margem a uma política: o fascismo.

Por outro lado, os movimentos sociais populares se mobilizam e apoiam irrestritamente a figura do professor Bruno Seabra, não só a dele, mas esse apoio serve também à todos os educadores que desafiam a extrema direita para construir uma educação que ensine a pensar, que sirva como forma de emancipação humana e não como reprodução das opressões já tão latentes nesse sistema capitalista. Acreditamos em uma educação popular, que vise exatamente o contrario do que esses setores defendem: a transformação dessa sociedade, um mundo mais igualitário e humano e não com mais ódio e egoísmo. Parabenizamos pela coragem, camarada Bruno! O caminho é a luta e desse não nos abdicaremos. Ainda nos deixamos a disposição para qualquer ajuda jurídica que seja necessária por parte do camarada. Essas manifestações raivosas da extrema direita, com ameaças, xingamentos, destilando preconceitos lgbtfobicos, apenas comprovam o que foi afirmado em nossa análise, ou seja, com a extrema direita não há diálogo!

Não nos intimidaremos!

Toda solidariedade, Bruno Seabra!

Pelo Poder Popular!

Assinam essa nota:
PCB – Petrópolis
UJC – Petrópolis
https://www.facebook.com/UJCpetropolis/posts/749650618525520:0

Categoria