CAMARADA PATRICIO ECHEGARAY, PRESENTE!

imagemO Partido Comunista Brasileiro – PCB – expressa sua solidaridade revolucionária para com a Direção e todos os militantes do Partido Comunista Argentino, pela morte do camarada Patricio Echegaray, Secretário Geral do PCA.

O camarada Echegaray foi um exemplo de dedicação à causa comunista e manteve a coerência ideológica por toda sua vida, razão pela qual será sempre lembrado como uma referência da luta pelo Socialismo na América Latina e em todo o mundo.

Primeramente como dirigente da Federação Juvenil Comunista e em seguida como Secretário Geral do Partido, Echegaray foi protagonista das principais lutas travadas pela esquerda argentina durante as últimas décadas.

Nascido na província de San Juan, em 17 de outubro de 1946, entre 1959 e 1963 foi dirigente do Centro de Estudantes Secundaristas de San Juan. Filiou-se à Federação Juvenil Comunista da Argentina em 1964, assumindo diversas tarefas e destacando-se à frente da coordenação de Juventudes Políticas na década de 1970.

De 1970 a 1972, foi dirigente sindical dos trabalhadores e empregados do Estado (Ministério da Educação Nacional), integrando a Direção da Confederação Geral do Trabalho (CGT) dos Argentinos na referida província.

Em 1980 foi designado Secretário Geral da Juventude Comunista. Foi diretor da imprensa partidária e autor de reportagens como a entrevista realizada com o Comandante Manuel Marulanda das FARC, na Colômbia.

Em 1989 foi eleito Secretário Geral do Partido Comunista, cargo que exerceu até há pouco, quando a enfermidade o obrigou a afastar-se do cargo, apesar de sempre se manter atento às distintas atividades partidárias e à luta empreendida pelas organizações populares.

Enfrentou prisões e perseguições durante as ditaduras na Argentina e foi por duas vezes julgado e condenado pela Lei Anticomunista. Foi eleito Vereador pela cidade de Buenos Aires no ano de 2000, junto com Patricia Walsh, através da coalizão Esquerda Unida.
Destacou-se por sua atividade internacionalista, vinculada ao processo latino-americano, em particular a solidariedade ativa aos povos da Colômbia, Bolívia, El Salvador, Venezuela e Cuba. Echegaray foi um militante dedicado de corpo e alma a reivindicar o sonho de um mundo sem exploradores nem explorados. Sua defesa de Cuba Socialista, da Venezuela Bolivariana e da insurgência colombiana marcam sua trajetória. Não temos dúvidas de que sua luta não será em vão: o pesadelo capitalista terá fim e o Socialismo nos unirá na construção da sociedade igualitária que tanto almejamos.

Camarada Echegaray, presente!!! Hoje e sempre!

Partido Comunista Brasileiro (PCB)