O PC do Chile reitera sua solidariedade com o povo palestino ao celebrar os 63 anos de sua Catástrofe Nacional: A expulsão do povo palestino de sua terra natal
Ao celebrar os 63 anos do “Yom An-Nakba” ou “Dia da Catástrofe”, data de criação do Estado de Israel, que deslocou mais de 800.000 palestinos de seus lares, transformando-os em refugiados, sem-terras e exilados, assim permanecendo até os dias de hoje, o Partido Comunista do Chile reitera sua permanente solidariedade com o povo palestino e por sua luta de libertação, autodeterminação e independência nacional. Reiteramos nesta significativa data nossa posição permanente de reconhecimento do direito do povo palestino a estabelecer seu Estado nacional com soberania sobre todos os territórios palestinos que foram ocupados em 1967, com Jerusalém Oriental como capital, e para o retorno dos refugiados palestinos a sua terra, de conformidade com as Resoluções das Nações Unidas.
Por décadas, a firme luta de gerações de mulheres e homens palestinos por sua liberdade vem brilhando como um farol, impedindo a pretensão de deitar o silêncio e o esquecimento sobre o destino de um povo ocupado e oprimido. Esta heróica resistência é um exemplo para todas as forças democráticas e que aspiram a paz, convocando um dos movimentos de solidariedade internacional mais amplos e transversais, do qual sempre fomos e seremos parte.
Após 43 anos de ocupação militar sionista e de contínua violação dos direitos humanos da população palestina por parte do Estado de Israel, resulta indispensável avançar para o estabelecimento de um Estado Palestino democrático e independente como única forma de solução perdurável para a paz. Nos últimos meses, a comunidade internacional avançou no reconhecimento pleno da dita condição. O governo do Chile, apesar de ter dado um passo nesta direção em janeiro passado, ainda está em dívida e deve aprofundar a declaração de reconhecimento do Estado Palestino, explicitando o reconhecimento com as fronteiras do ano de 1967. Instamos as forças democráticas de nosso país a continuar exigindo que o governo avance nesta direção, tal como fez a grande maioria dos governos da América Latina.
Neste novo aniversário do AL-NAKBA, o Partido Comunista de Chile saúda solidariamente aqueles que representam seu povo em nosso país: a Embaixada da Palestina no Chile, a União Geral de Estudantes Palestinos no Chile, assim como o conjunto da comunidade palestina aqui residente e se compromete a seguir impulsionando a solidariedade com o povo palestino em nosso país.
PARTIDO COMUNISTA DO CHILE
Fonte: http://www.pcchile.cl
Santiago de Chile, maio 2011
Tradução: Maria Fernanda M. Scelza