Fidel Castro e a Revolução

imagemUma construção política em diálogo com ideias e realidade

Dolores B. Guerra López

UMA leitura cuidadosa dos discursos e entrevistas do Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz, adverte que nelas o conceito de Revolução adquire uma entidade própria, que marca, há várias décadas, a vida política de Cuba. Esta definição distingue uma mudança macro-histórica, constituída pelo processo latino-americano de descolonização e independência. Basta lembrar que a conquista e colonização ibérica foram seguidas, após as guerras de independência do século 19, pela subjugação política e econômica das nações do continente aos Estados Unidos.

Neste contexto, a Revolução liderada por Fidel na ilha do Caribe é um ponto de ruptura excepcional. Os objetivos e avanços atingidos não são novos de nenhuma maneira: como ele fez em A História me absolverá, o líder máximo traça uma linha de continuidade entre as guerras pela independência e a Revolução Cubana, que triunfou em 1959, entendida como uma processo de mudança profunda que não terminaria até que o país não apenas superasse os perigos externos, mas também alcançasse a justiça social total.

No final da Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo, em homenagem ao 150º aniversário do nascimento do nosso Herói Nacional José Martí, em 29 de janeiro de 2003, ele expressou:

“Aqueles de nós que iniciamos novamente a luta pela independência, em 26 de julho de 1953, iniciada em 10 de outubro de 1868, precisamente quando se completaram cem anos após o nascimento de Martí, dele tínhamos recebido, sobretudo, os princípios éticos sem os quais nem sequer poderia ser concebida uma revolução. Dele também recebemos seu patriotismo inspirador e um conceito tão alto de honra e dignidade humana como ninguém mais no mundo poderia ter nos ensinado “.

Para Fidel, uma Revolução implica uma profunda comoção das estruturas políticas e sociais de um país, bem como dos sistemas de valores que devem ser modificados. O mundo que começa com promessas de liberdade e felicidade, especialmente para os mais despossuídos, aparece como uma grande obra em construção onde se manifestam os melhores sonhos coletivos.

Naturalmente, esses projetos não funcionam, de qualquer forma, isoladamente, mas devem ser enquadrados em estruturas maiores, como uma ideologia e um projeto político: a Revolução cubana não pode ser entendida se a separarmos da doutrina marxista-leninista e do projeto de construção do socialismo.

Assim, a marca de identidade do país é a Revolução que molda Cuba como hoje e que, além das virtudes históricas do povo cubano, deu-lhe os valores que a distinguem dos outros, como expressou seu máximo líder na noite comemorativa dos cem anos de luta em 10 de outubro de 1968:

“[…] E nada nos ensinará melhor para entender o que é uma revolução, nada nos ensinará melhor para entender o processo que constitui uma revolução, nada nos ensinará melhor a entender o que significa a revolução do que a análise da história do nosso país, que o estudo da história do nosso povo e das raízes revolucionárias do nosso povo».

Do conjunto de seus discursos públicos, em relação à façanha de 1895, a legitimidade da necessidade sentida por ele para promover um desenvolvimento ideológico popular próprio é deduzida em grande medida. É a necessidade de mudar e conservar, equilibrar o que é necessário, com um sentido do momento e em sintonia com uma plataforma de princípios para serem atualizados constantemente em seu funcionamento histórico. É por isso que ele define o povo como o sujeito político da Revolução.

Se não é percebido nas concepções de Fidel essa peculiaridade na intencionalidade com que ele procura, para as condições de Cuba, a trilogia história, revolução, povo; o pensamento dele é desconsiderado, o que é explicitado com os aprimoramentos de um ou outro conceito, de acordo com o que cada situação histórica o aconselha. Igualmente, para que as frases se tornem um legado, é necessário penetrar suas essências e transformá-las em um guia de ação.

UMA REVOLUÇÃO COM UM SENTIDO DO MOMENTO HISTÓRICO

A maior herança ideológica de Fidel está em seu último conceito de Revolução, expresso publicamente em 1º de maio de 2000, um fato histórico consumado como um processo, no qual um grupo de seres humanos, composto pela maioria, pretende alcançar grandes objetivos ou metas. Se cada ponto é analisado cuidadosamente, é óbvio para nós como um testamento político para o povo cubano. Cada uma das suas definições, expõe não só o que é a Revolução, mas como um revolucionário deve ser, quais são os valores que deve ter e nos mostra a maneira de continuar a obra.

No início de suas enunciações, chama a atenção que o Comandante-em-chefe coloca a história em primeiro lugar. Então, vem à mente como ele virou a derrota do ataque ao quartel Moncada em uma vitória, como a força motriz da Revolução. Também como o desembarco tardio do iate Granma e a derrota da Alegría de Pío, não os impediu de se reagrupar em Cinco Palmas, onde com poucos fuzis e homens ele sentenciou «agora ganhamos a guerra», contra a ditadura de Fulgencio Batista e ele conseguiu. Estes são alguns exemplos iniciais da luta, do que é ter sentido do momento histórico para os revolucionários.

E é isso que a Revolução concebeu, ao longo dos anos, em cada momento, o que foi feito, mesmo quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas desapareceu e enfrentamos o Período Especial, sob sua orientação, foi feito naquele momento histórico o que se requereu e, apesar das dificuldades, o povo cubano resistiu heroicamente.

Atualmente, é necessário para conceber uma estratégia política coerente, avaliar as circunstâncias e realidades que estão ocorrendo em Cuba e no mundo, os perigos e as oportunidades, o que homens e mulheres, sem exceção, pensam e fazem, desejam ou rejeitam; isso é ter sentido do momento histórico.

Nesta perspectiva, o guia histórico da Revolução Cubana manifesta uma preocupação permanente pelo futuro do processo político, porque o presente torne o futuro viável através de uma orientação para a transformação construtiva do estado atual das coisas existentes, dirigido a encorajar uma atitude ativa em relação aos grandes objetivos a serem alcançados. Daí que enfatize na importância de armar-se com ideias, conceitos revolucionários para o futuro; criar trincheiras ideológicas sem subestimar ao mesmo tempo, trincheiras de pedras, tornando os jovens portadores de padrão dessas ideias.

Ele é um artífice na utilização da função educacional e se esforça por raciocinar os comportamentos político-morais que estão relacionados às posições políticas que ele assume. E faz isso com a particularidade de apresentar esse conteúdo como propostas histórico-concretas que abraçam em si mesmas a doutrina revolucionária que participa da tradição nacional.

Assim, tributa à transmissão e precisão dos conceitos de política revolucionária no interesse de moldar a opinião pública, á melhor disposição de ânimo e, intimamente ligada a isso, à delineação da autoconsciência sobre a natureza distintiva do processo revolucionário de análise histórica

Por esta razão, o significado do momento histórico para Fidel, de uma maneira geral, mostra uma construção política no diálogo entre ideias e realidade, entre as aspirações e as demandas atuais, entre os apegos doutrinários e os problemas específicos da nação e do povo. Mas, ao mesmo tempo, há um pensamento permanente sobre a situação nacional e internacional e a revisão da história, criando um reservatório de ideias com valor para orientar a prática social.

Da mesma forma, Fidel Castro não deixa de tentar empurrar o curso da história no sentido de que essas matrizes ideológicas e doutrinárias o marquem, e é por isso que ele não fecha seu esforço político ao pensar sobre o imediato, seja qual for a força que tenha, já que ele tende a fazê-lo em conexão com o futuro próximo e distante que está no horizonte do ideal; o que o torna profundamente consistente no ideológico e politicamente responsável.

Este conceito de Revolução está nos dizendo que a única saída é o sucesso. Fidel vai à imortalidade com o pensamento e a certeza de que a Revolução continuará triunfante. É uma expressão de confiança para o seu povo, que não vai deixar que caiam as bandeiras que ele nos ensinou a defender.

http://pt.granma.cu/cuba/2017-11-24/uma-construcao-politica-em-dialogo-com-ideias-e-realidade