A caravana que foge da miséria e dos horrores criados pelo imperialismo

imagemResumen Latinoamericano

Os integrantes da caravana de migrantes centro-americanos que se dirigem para os EUA “fogem de miséria e dos horrores” pelos quais Washington é responsável, defende o reconhecido filósofo, linguista e ativista estadunidense Noam Chomsky.

Em uma entrevista no Democracy Now, o intelectual destaca que esta caravana “de pessoas pobres e miseráveis” foge “da opressão severa, da violência, do terror e da pobreza extrema” em Honduras, Guatemala e El Salvador, três países “que estão sob a dura dominação dos EUA há muito tempo, particularmente desde a década de 1980”, quando as guerras de terror de Ronald Reagan “devastaram particularmente El Salvador e Guatemala e, em segundo lugar, Honduras”.

“Incrível farsa”

Sobre Honduras, “a fonte mais extrema de migrantes neste momento”, Chomsky recordou que, embora tenha sido sempre amargamente oprimido, o país tinha, em 2009, “um presidente moderadamente reformista”, Manuel Zelaya, que foi expulso após um golpe militar “condenado severamente em todo hemisfério, com uma exceção notável: EUA”.

O Governo de Barack Obama se negou a chamá-lo de golpe militar “porque se o tivessem feito, a lei os teria obrigado a retirar os fundos”, afirmou o filósofo, agregando que, em consequência, Honduras se converteu “na capital mundial do assassinato”.

Chomsky vê como uma “incrível farsa” que a Administração Trump envie à fronteira milhares de militares para deter esses “pobres, miseráveis, famílias, mães, crianças, que fogem do terror e da repressão pelas quais somos responsáveis”. Além disso, destaca que “os soldados enviados à fronteira superam em número as crianças que fogem”, enquanto uma “notável campanha de relações públicas” assusta os cidadãos estadunidenses fazendo-os crer “que estamos bem à beira de uma invasão”.

“Troika da tirania”

Por outro lado, o ativista se referiu também às declarações do assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, que na última quinta-feira qualificou a Venezuela, Cuba e Nicarágua como “a troika da tirania”.

Segundo Chomsky, esta afirmação evoca imediatamente ao discurso do “eixo do mal” de George Bush, em 2002, que “sentou as bases para a invasão do Iraque, o pior crime deste século com horrendas consequências”. Para o filósofo, a “troika”, assim como o “eixo do mal”, são aqueles “que simplesmente não obedecem às ordens dos Estados Unidos”.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IBSE8cH5rlk

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2018/11/05/chomsky-la-caravana-huye-de-la-miseria-y-de-los-horrores-de-los-que-ee-uu-es-responsable/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)